Foi assinado, na última quinta-feira (28), um termo de parceria entre Estado e União para oferecer, ainda neste ano, cursos on-line na área de tecnologia para trabalhadores que desejam melhorar sua qualificação profissional. A assinatura foi realizada em encontro em Brasília que contou com a presença do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, e do chefe de gabinete da Secretaria de Fomento à Geração de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho, Henrique Medeiros Aquino.
Os cursos integram o programa Escola do Trabalhador 4.0 – iniciativa do Ministério do Trabalho, em parceria com a empresa multinacional norte-americana Microsoft – que visa ampliar o conhecimento em áreas como Letramento Digital, Introdução à Programação, Produtividade, Educação Financeira com Excel e Tecnologia da Informação (TI).
Como explicou Sossella, a ideia é aproveitar a estrutura da Escola do Trabalhador e do Microempreendedor (ESTM), criada por decreto estadual no começo do mês. A ESTM é um sistema integrado de qualificação e capacitação profissional, destinado à formação e ao aperfeiçoamento de pessoas em situação de desocupação ou subocupação laboral, de trabalhadores e de microempreendedores do Rio Grande do Sul.
A Escola do Trabalhador 4.0 prevê a oferta, em todo o Brasil, de cinco milhões de vagas em 123 cursos, que irão capacitar o trabalhador em diversos níveis. “Os alunos aprenderão muitas habilidades que lhes serão úteis no futuro. Isso inclui, por exemplo, utilizar programas avançados”, disse Sossella.
Texto: Fábio Paiva/Ascom EBSB
Edição: Felipe Borges/Secom