A Polícia Civil, em ação conjunta da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos (1ªDR), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com a Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Bagé, deflagrou as Operações denominadas de Vespasiano e Jaguarão. Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e duas pessoas foram presas preventivamente.
As ações, que foram realizadas nas cidades de Gravataí, Cachoerinha, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Capela de Santana e Bagé, tiveram como objetivo combater uma organização criminosa responsável por diversos crimes contra estabelecimentos bancários, estabelecimentos comerciais e pessoas físicas (doleiros), praticados especialmente na região da fronteira sul do Estado.
Segundo o delegado João Paulo de Abreu, as cautelares cumpridas hoje estão relacionadas a três roubos contra instituições bancárias, estabelecimentos comerciais e doleiros. “O primeiro fato ocorreu em agosto de 2017, na cidade de Aceguá, no Uruguai. Na oportunidade, três doleiros foram roubados na fronteira com o Brasil. O segundo crime foi praticado em novembro do mesmo ano, quando cinco indivíduos arrombaram uma agência bancária no distrito da Colônia Nova, na cidade de Aceguá, onde foram levados dinheiro, uma arma de fogo e um cofre. Já em maio deste ano, em Vespasiano Corrêa, uma agência Bancária e uma casa lotérica foram roubadas, por cinco indivíduos utilizando armas longas”, explicou o delegado.
De acordo com o delegado Cristiano Ritta, as investigações estenderam-se por mais de um ano e foi possível perceber a vinculação da organização criminosa com outros fatos ocorridos no Estado, que ainda estão sob investigação. “Os presos possuem diversos antecedentes policiais pelos crimes de roubo majorado, associação criminosa, porte irregular de arma de fogo, tentativa de homicídio, entre outros”, salientou o delegado.
Michel Fontana