Para reforçar o combate à violência doméstica no Rio Grande do Sul, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) integrou a Operação Shamar, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, resultando na prisão de 261 agressores em solo gaúcho. Também foram apreendias 58 armas de fogo. A ofensiva envolveu mais de 6 mil policiais da Brigada Militar e da Polícia Civil, divididos em mais de 1,6 mil viaturas, garantindo cobertura em todas as 497 cidades gaúchas. A força-tarefa ocorreu entre os dias 21 de agosto e 15 de setembro.
Neste período, a SSP promoveu ações preventivas, repressivas e educativas de combate à violência doméstica. Foram realizadas palestras sobre como prevenir e denunciar as diversas formas de violência contra a mulher.
No que se refere a ações repressivas, foram cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão em Porto Alegre e no interior. Além disso, foram realizados centenas de atendimentos de ocorrências de violência doméstica e familiar (diversas de feminicídio). Durante a realização da Shamar, foram solicitadas ao Estado mais de 3,5 mil medidas protetivas de urgência. A operação tem abrangência nacional e ocorreu concomitantemente em todos os estados brasileiros.
Feminicídios em queda no RS
Desde abril, os casos de feminicídios vêm caindo no Rio Grande do Sul. Em agosto, foram registradas 4 ocorrências contra 8 no mesmo mês de 2022, o que representa uma queda de 50%. No acumulado de janeiro a agosto, foram 57 casos no Rio Grande do Sul, o que corresponde a 20 ocorrências a menos em relação ao mesmo período do ano passado.
Agosto Lilás
Em alusão ao Agosto Lilás, mês nacional de proteção à mulher, o governo do Estado também realizou, em Porto Alegre, uma ação de interação sobre o tema. A iniciativa chamou a atenção do público e mudou, por algumas horas, a rotina do centro da capital. O Agosto Lilás marcou também o aniversário da Lei Maria da Penha, que completou 17 anos.
Texto: Anna Emília Soares / Ascom SSP
Edição: Lucas Rivas / Ascom SSP