Depois de aproximadamente nove meses de investigação, a Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (30) uma operação que investiga crimes de lavagem de dinheiro em Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Xangri-lá. Durante a ação, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, o afastamento dos sigilos bancário e fiscal de 55 investigados,entre pessoas físicas e jurídicas, além do congelamento de aproximadamente R$ 11.103.666,00 em imóveis e veículos sequestrados.
Segundo o delegado Filipe Borges Bringhenti, responsável pela operação, o dinheiro tem origem na exploração de casas de jogos de azar. “O objetivo é congelar esse patrimônio de forma cautelar para, no final da fase judicial, em caso de condenação, estes bens serem perdidos pelos investigados e a organização criminosa sofrer revés financeiro”, explicou o delegado.
Foi identificado também, um escritório de contabilidade que auxiliava a prática dos crimes. De acordo com as investigações, pelo menos um profissional do escritório tinha conhecimento de que o dinheiro da organização era ilícito. Para o delegado, esse tipo de consultoria ultrapassa o compromisso de assessoria técnica e o profissional terá que responder por lavagem de dinheiro e/ou organização criminosa.