NOVOS INTEGRANTES DO CSMP E COORDENADORES DE PROCURADORIAS TOMAM POSSE

Destaques Geral Notícia Polícia
O Órgão Especial do Colégio de Procuradores, presidido pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, deu posse, na tarde desta segunda-feira, 3 de julho, aos novos integrantes do Conselho Superior do Ministério Público para o biênio 2023/2025, eleitos pela classe no dia 23 de junho. São eles os procuradores de Justiça Fábio Roque Sbardellotto, Carla Carpi Nejar, Silvio Miranda Munhoz, Sílvia Cappelli e Angela Salton Rotunno; e os suplentes Denise Casanova Villela, Luiz Fernando Calil de Freitas, Alexandre da Silva Loureiro, Ana Lúcia Cardozo da Silva e Ricardo Felix Herbstrith.
Na mesma sessão, realizada no auditório Mondercil Paulo de Moraes, também foram reconduzidos os coordenadores e substitutos (respectivamente) das Procuradorias Criminal, Fábio Roque Sbardelotto e Renoir da Silva Cunha; Cível, Altamir Francisco Arroque e Ricardo da Silva Valdez; e com atuação especializada em Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Marisa Lara Adami da Silva e Margarida Teixeira de Moraes.
Ao saudar os empossados, a procuradora Sara Duarte Schütz lembrou o trabalho árduo, de profunda responsabilidade, que os espera. “O momento exige que se somem valores e conhecimentos e reinventem a nova jornada com a mesma esperança e intenção com que assumiram as longínquas comarcas, em tempos já distantes. O Ministério Público mudou, se agigantou, mas também exige de seus membros mais consciência corporativa e de colegiado, em trabalho de aprimoramento das funções institucionais, respondendo aos verdadeiros anseios da sociedade que espera membros probos, frutos de um Ministério Público efetivo, resolutivo e comprometido”, disse Sara.
Falando em nome dos empossandos, Fábio Sbardelotto destacou o compromisso de dar sequência ao brilhante trabalho desempenhado por aqueles que os antecederam. “Momentos como este são registros de uma perene, sólida e delicada construção de um Ministério Público que nunca está pronto, que se completa, se aperfeiçoa e se renova a cada momento”, acrescentou o procurador.
Segundo Sbardelotto, “trata-se de momento em que temos a oportunidade de renovarmos nossas energias, esperanças e o compromisso que empenhamos desde o primeiro dia da carreira, de sermos atores responsáveis por um futuro melhor, mas precisamos estar coesos e ter absoluta prudência em nossa atuação”. E completou: “O Ministério Público do futuro somente terá êxito e se manterá respeitável e necessário caso consigamos um equilíbrio entre o descomunal volume de trabalho que transita pela via dos sistemas digitais e suas fibras óticas e a proximidade direta, humana, fraterna, acolhedora, harmoniosa e resolutiva com nossa presença física junto aos cidadãos. Antes das tecnologias, está o ser humano.”
Por fim, Alexandre Saltz agradeceu pela oportunidade de presidir pela primeira vez o Órgão Especial, ainda mais em momento tão importante, e aproveitou para ratificar, a partir dos discursos proferidos, um pouco do tamanho dos desafios que o MPRS tem pela frente. “Nós temos que preservar a nossa história, temos que ser contemporâneos, adequando-nos à realidade do próximo e do processo eletrônico, com todas as suas inovações e recursos, cada vez mais limitados. Nós temos que responder à sociedade dentro daquilo que a realidade hoje exige e que nos mobiliza, lembrando sempre do orgulho que todos nós temos de integrar o Ministério Público e lembrando que nós trabalhamos pela comunidade”, disse o PGJ antes de encerrar a sessão.
Estiveram presentes na solenidade a corregedora-geral do MPRS, Eva Margarida Brinques de Carvalho; os subprocuradores-gerais de Justiça Josiane Superti Brasil Camejo, Heriberto Roos Maciel, Luciano Vaccaro e João Cláudio Pizzato Sidou; o secretário-geral do MPRS, Gilmar Possa Maroneze; a subprocorregedora-geral, Dirce Carvalho Soler; a chefe de Gabinete da PGJ, Raquel Isotton; a coordenadora da Secretaria dos Órgãos Colegiados, Juliana Bossardi, que fez a leitura do termo de posse; o presidente da Associação do MP, João Ricardo Santos Tavares; e os ex-procuradores-gerais de Justiça Roberto Bandeira Pereira, Simone Mariano da Rocha e Marcelo Lemos Dornelles; dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *