O município de Osório, representado pelas servidoras Rosangela Karkling, Emilene Oliveira, Leticia Segabinazzi e Silvana Bentz da Secretaria de Assistência Social e Habitação, esteve presente no 22º Encontro Regional – Região Sul – do CONGEMAS (Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social). O evento foi realizado para debater sobre os reflexos da atual crise e fragilização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), especialmente pelo desfinanciamento nos municípios e o agravamento da desigualdade e de ampliação das demandas por proteção social da população.
O Secretário Jaisom Silva engajado em buscar soluções para melhorar a garantia do acesso aos direitos e às políticas públicas dos usuários do SUAS, enviou a equipe do CRAS para participar do evento.
O encontro do colegiado contou com painéis temáticos; oficinas sobre novas estratégias, inovação em gestão e trabalho social; e o balanço do sistema na Região Sul, abordando impactos da crise, fome e desigualdade social.
Dentre o aprendizado adquirido e as reflexões elaboradas no encontro, destaca-se a observação do Secretário da Secretaria de Desenvolvimento Social, Eliton Ávila, que também é presidente do COEGEMAS-RS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do RS), que “não se faz uma política de fortalecimento do SUAS, sem as visões de diversos segmentos da nossa sociedade”.
A diminuição da desigualdade e das expressões da questão social, como desemprego, falta de moradia, fome, violência, situações de risco e vulnerabilidade, não dependem apenas da Assistência Social, é preciso fortalecer todas as políticas públicas de forma ampla, principalmente da seguridade social, bem como a relação com as organizações da sociedade civil de forma a prover um melhor atendimento ao público da assistência social, que encontra-se em algum momento desprovido de garantir seu próprio sustento ou de sua família, garantindo a proteção social que é responsabilidade do Estado.
Texto e Foto: Secretaria de Assistência Social e Habitação