Aumentar as áreas de ciclovias da cidade é um dos principais objetivos de mobilidade urbana do Governo Municipal. As tratativas para a criação da malha cicloviária de Imbé avançaram em reunião realizada na manhã desta terça-feira (22), no Gabinete do prefeito Ique Vedovato. Participaram o vice-prefeito Régis Cacetinho, o titular da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), João Luiz Chaves, o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSP-T), Marco Antônio Emerim da Silva e o engenheiro da SMOV, José Augusto Henkin.
“Nossa ideia segue a mesma que apresentamos em janeiro: executar as obras sem promover grandes alterações no trânsito”, disse Ique, lembrando o planejamento inicial de novas ciclovias. Neste primeiro momento, a maioria dos trechos estão situados na região central da cidade. Um estudo será realizado para projetar ciclovias que contemplem a Zona Norte, como no caso da Avenida Mariluz, por exemplo. No projeto de duplicação da Avenida Paraguassú entre o Centro e o Balneário Ipiranga, haverá faixa exclusiva para bicicletas.
Vias que ganharão ciclovia:
– Av. Tramandaí (entre a Ponte Giuseppe Garibaldi e a Av. Santa Rosa);
– Av. Santa Rosa (entre as avenidas Paraguassú e Tramandaí);
– Av. Nilza Godoy (entre a Ponte Giuseppe Garibaldi e a Av. Caxias do Sul);
– Av. Beira Mar (trecho do Guia Corrente);
– Conclusão da ciclovia da Av. Beira Mar, junto a Praça Lourdes Rodrigues (entre a R. Bento Gonçalves e o Guia Corrente);
– Av. Caxias do Sul (entre as avenidas Paraguassú e Beira Mar);
– Av. São Luiz (entre as avenidas Paraguassú e Beira Mar);
– Av. Osório (entre a Ponte Giuseppe Garibaldi e a R. Rio Pardo);
– Av. Paraguassú (entre a Av. Caxias do Sul e a R. Rio Pardo);
– Av. Paraguassú (entre a Av. Caxias do Sul e a Av. Ovídio Barbieri – Balneário Ipiranga).
——————————
TEXTO: Leandro Luz
FOTO: Ivan de Andrade