Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas e ajudar pacientes com doenças crônicas, além de casos de cirurgias de grande porte e acidentes graves.
Como forma de incentivar a doação de sangue, o Município de Arroio do Sal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, disponibilizará veículo para transportar voluntários que desejem doar sangue até a Unidade de Coleta de Sangue e Transfusão do Hospital Tramandaí, no dia 02 de julho, sábado, com saída do Pronto Atendimento 24h, às 8h da manhã.
A Unidade de Coleta de Sangue e Transfusão do Hospital Tramandaí (HT) foi inaugurada no Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14/06, passando a atender toda a região do Litoral Norte. Desde então, a unidade que realizava coletas apenas para pacientes do Hospital Tramandaí, passa a ter uma atuação regional, atendendo todos os hospitais e pronto atendimentos do Litoral Norte.
De acordo com o secretário da Secretaria Municipal da Saúde, Diego Feldmann, a expectativa de aumentar a coleta de sangue é maior com a nova Unidade de coleta em Tramandaí. Dessa forma, o Município intensifica o incentivo para a doação. Por isso, o Município disponibiliza transporte gratuito de Arroio do Sal até a Unidade em Tramandaí.
Diego ressalta que para ter direito ao transporte é necessário ir até as unidades de saúde de Arroio do Sal, os ESFs, e manifestar interesse em ser doador de sangue, solicitando o transporte agendado para o dia 02/07.
O que precisa para ser doador de sangue:
Apresentar documento com foto e válido em todo território nacional, que contenha o número do RG;
Ter boa saúde;
Ter entre 18 e 69 anos, sendo que a idade limite para a primeira doação é de 60 anos. Pessoas com 16 e 17 anos podem doar sangue com autorização do responsável no momento da coleta (cadastro na primeira doação);
Ter peso igual ou superior a 50kg;
Dormir pelo menos seis horas na noite anterior;
Estar bem alimentado e não ingerir alimentos gordurosos o dia da doação;
Os homens devem fazer intervalo de dois meses desde a última doação, com frequência máxima de quatro doações anuais;
As mulheres devem fazer intervalo de três meses desde a última doação, com frequência máxima de três doações anuais;
Tratamentos médicos e uso de medicamentos serão avaliados na triagem.
Impedimentos negativos:
Hepatite após os 11 anos de idade;
Uso de drogas ilícitas injetáveis;
Doença de Chagas;
Asma crônica;
Hipertireoidismo;
Câncer, doenças cardiovasculares graves, diabetes tipo 1 e 2 (insulinodependente).
Para mais informações sobre a iniciativa, contate os ESFs: ESF Centro no (51) 3687-3542, ESF Rodinha no (51) 3687-3548, ESF Atlântico no (51) 3687-3549, ESF Bom Jesus no (51) 3687-3547, ESF Figueirinha no (51) 3687-3546.