Na manhã desta quarta-feira, 23 de agosto, o Ministério Público do Rio Grande do Sul promoveu encontro com delegados de Polícia, agentes policiais e peritos do Instituto-Geral de Perícias para apresentar o Sinalid e demonstrar os recursos do sistema na busca, identificação e localização de desaparecidos.
O promotor de Justiça Fernando Sgarbossa, que coordena a implantação do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID) no MPRS e o uso do Sinalid no Rio Grande do Sul, afirmou que “o sistema Sinalid não é um sistema do Ministério Público, mas ferramenta disponibilizada para uso amplo dos parceiros e o seu maior sucesso depende da ampla utilização pelos servidores da segurança pública”.
Na oportunidade, foram traçados os próximos passos para utilização do sistema com a delegada Caroline Bamberg, titular da Delegacia de Investigação de Pessoas Desaparecidas, e o perito criminal Luciano Beux, representando o IGP. O detalhamento de uso do sistema coube ao coordenador do PLID/MPRJ, André Luiz Cruz. A iniciativa visa ampliar o uso do sistema no âmbito estadual e decorre do termo de cooperação firmado entre o MPRS, Secretaria da Segurança Pública, Instituto-Geral de Perícias e Polícia Civil.
MPRS