O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Gestão Estratégica, lançou na tarde desta sexta-feira, 24 de maio, uma plataforma que reúne as necessidades dos abrigos e organiza a distribuição das doações, alimentada com informações da base de dados do SOSRS.
O SOS Maps é uma ferramenta que lista as principais demandas dos abrigos e mostra o que está faltando e o que está sobrando em determinado local e que pode ser redistribuído. A principal necessidade hoje, por exemplo, apontada por 68 abrigos, é de cobertores.
Clique aqui para acessar a plataforma criada a partir da articulação do MPRS e desenvolvida em parceria com iMaps, Qlik Brasil, Google Brasil e SOS-RS.
Na aba, “está sobrando”, os abrigos e centros de distribuição podem ver quais recursos podem ser realocados. Clicando em “meu abrigo”, os administradores de abrigos podem incluir e atualizar o que está faltando e/ou sobrando no local.
Também é possível fazer uma busca e visualizar a localização dos pontos de coleta e distribuição dos donativos por todo o Rio Grande do Sul. Quase 800 abrigos já estão cadastrados na plataforma.
Presente na solenidade o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, destacou “a relevância desse esforço conjunto que demonstra o valor da construção de esforços da sociedade civil com as instituições de Estado em benefício do cidadão, que, neste caso, são pessoas vulneráveis e que precisam, mais do que nunca, do nosso empenho”.
O subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica, João Cláudio Pizzato Sidou, disse que “a plataforma vai ajudar a organizar e gerir as doações, organizando melhor a logística de distribuição, fazendo com que as demandas sejam mais rapidamente atendidas, e com uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis”.