Justiça Eleitoral faz plantão em 51 cidades gaúchas neste final de semana

Geral

Termina na próxima quarta-feira o prazo para que eleitores façam o alistamento, a transferência de domicílio ou a atualização de dados no cadastro eleitoral. Por causa da proximidade do final do prazo, 51 cidades que são sedes de Zonas Eleitorais no Rio Grande do Sul têm plantão de atendimento neste final de semana (5 e 6 de maio).

Em Tramandaí de  quarta-feira (02/05) até sexta-feira (04/05) e de segunda-feira (07/05) o atendimento será das 10:00h às 19:00h. Os eleitores também poderão buscar o serviço no primeiro fim de semana de maio, nos dias 04 e 05, entre 12:00h e 19:00h. Os endereços e telefones de todos os Cartórios Eleitorais estão disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS)

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos brasileiros a partir dos 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos. Desse modo, o eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e pretende votar, também pode requerer o título de eleitor até o dia 9 de maio.

Como tirar o título de eleitor

Para obterem o título de eleitor, os cidadãos devem comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral em suas cidades.

Os documentos necessários são os seguintes: carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou casamento; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação do serviço militar (para os maiores de 18 anos do sexo masculino).

Transferência de domicílio

Também em 9 de maio termina o prazo para o eleitor informar à Justiça Eleitoral qualquer mudança de dados para a atualização de seu cadastro ou solicitar a transferência de domicílio eleitoral. Para isso, basta comparecer a qualquer cartório eleitoral munido de um documento oficial com foto e de seu novo comprovante de residência.

Eleitor com deficiência

Esta é ainda a data limite para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida, que necessitará de um atendimento especial no dia da eleição, solicitar transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade, que garanta maior comodidade e segurança.

Confira as cidades que terão plantão na Justiça Eleitoral neste final de semana:

Tramandaí

Alegrete

Alvorada*

Arvorezinha

Bagé

Bento Gonçalves*

Caçapava Do Sul

Cachoeira do Sul

Cachoeirinha

Campo Bom*

Canela

Canoas

Capão Da Canoa

Carazinho

Caxias Do Sul

Dom Pedrito

Encantado*

Erechim

Estância Velha*

Esteio

Flores da Cunha

Garibaldi

Gravataí

Guaporé*

Ijuí

Lajeado*

Marau*

Montenegro*

Novo Hamburgo

Panambi*

Passo Fundo

Pelotas

Porto Alegre

Rio Grande

Rosário Do Sul*

Santa Rosa

São Borja*

São Jerônimo

São Leopoldo

São Lourenço Do Sul

São Luiz Gonzaga

Sapucaia do Sul

Soledade*

Taquara

Tenente Portela*

Teutônia*

Três Passos*

Vacaria

Venâncio Aires

Viamão*

*as Zonas Eleitorais com sede em Alvorada, Bento Gonçalves, Campo Bom, Encantado, Estância Velha, Guaporé, Lajeado, Marau, Montenegro, Panambi, Rosário do Sul, São Borja, Soledade, Tenente Portela, Teutônia, Três Passos e Viamão terão plantão apenas no sábado (5).

 

 

 

RÁDIO GUAÍBA AM FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.