A palestra Os benefícios do consumo de arroz para a saúde e a oficina Receitas com farinha de arroz, realizadas no município de Capivari do Sul, marcaram na segunda-feira (20/5) a retomada do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz). A nutricionista do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Carolina Pitta, desenvolveu as atividades na Escola Estadual de Ensino Médio Arthur da Costa e Silva.
As ações integram o projeto Arroz na Escola, desenvolvido em parceria com o 32º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) de Capivari do Sul, do Irga, e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) do município. O projeto visa à conscientização da comunidade escolar sobre a importância e os benefícios do arroz, principal fonte de renda da região.
Na palestra que realiza, Carolina aborda as propriedades do arroz e derivados, a importância e vantagens do consumo regular do cereal na alimentação e esclarece dúvidas e mitos relacionados ao grão. Na oficina, ela apresenta três preparações com a farinha de arroz: torta salgada de legumes, bolo de laranja e bolo de banana. A ideia é que as receitas sejam inseridas no cardápio da escola.
A nutricionista ensina a manipulação adequada da farinha na preparação de pratos fáceis e simples, dá dicas culinárias e apresenta características próprias do produto, visando melhorar a experiência com a farinha de arroz na cozinha escolar. Ao final, as participantes degustam as receitas elaboradas por Carolina.
“O Provarroz auxilia na disseminação de boas ideias sobre o arroz para a população. A nossa expectativa é expandir e levar mais ações do programa em parceria com os municípios do Estado”, projeta a coordenadora do programa, Camila Pilownic Couto.
O trabalho de conscientização sobre a importância de inserir a farinha de arroz na merenda escolar segue em desenvolvimento. Outros municípios, como Jaguarão e Pelotas, já incluíram o produto na merenda escolar. Na próxima semana, as atividades ocorrerão em Santana do Livramento.
Texto: Taís Forgearini / Ascom Irga