Na manhã desta quarta-feira, 13, a administração municipal realizou a inauguração do Centro de Atendimento Integrado à Saúde do Educando (CAISE). Participaram da solenidade o prefeito Roger Caputi, o vice-prefeito Martim Tressoldi, o deputado federal Alceu Moreira, Presidente da Câmara de Vereadores Charlon Müller, secretários da Saúde Danjo Renê, de Educação Dilson Maciel, de Segurança Pública e Trânsito Moacir Galimberti, de Assistência Social e Habitação Jaisom Silva, o Coordenador Técnico do CAISE Felipe Garrai e o chefe de gabinete do deputado federal Alceu Moreira, Luciano Silveira.
Inicialmente o centro contará com atendimentos multiprofissionais de neurologista, fonoaudióloga, psicopedagoga, terapeuta ocupacional e psicóloga. O público-alvo do CAISE serão os educandos do município, principalmente os alunos oriundos da educação especial que estão em investigação diagnóstica ou com transtorno do espectro autista – TEA, deficiência intelectual, altas habilidades ou superdotação, e outros transtornos de aprendizagem e do desenvolvimento. A CAISE fica localizado na rua Marechal Floriano, 190, no bairro Caiu do Céu.
A presidente da Associação TEA Osório Vanessa Quadrado destacou que a inauguração do CAISE é a realização de um sonho. “A nossa associação só tem a agradecer pela abertura do centro. Esse é um serviço que fazia anos que estávamos lutando para ter na nossa cidade. A gente só tem a agradecer a todos os envolvidos, vida longa ao Caise e que o serviço ajude no crescimento e na evolução do tratamento das nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.
O prefeito Roger Caputi na sua fala destacou que o dia 13 de abril de 2022 ficará na história do município de Osório. “Osório passa a ter o seu centro que irá atender as crianças e adolescentes que precisam de um atendimento especializado. Parabéns a todos que lutaram por isso e a quem se dedicou para que isso se tornasse realidade. Eu estou orgulhoso pela conquista que é de vocês, o nosso pessoal compreendeu a importância, comprou a ideia e hoje estamos entregando esse novo espaço à população”, frisou o prefeito.
A solenidade de inauguração também contou com a apresentação dos músicos Vitor, no vocal, e João Pedro, na bateria, aluno do Instituto Federal de Educação (IFRS) – Campus Osório, que possui transtorno do espectro autista.
Texto: Pietro Marques
Fotos: Marcel Avila