A equipe de Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, realiza vistorias em residências e comércios do município diariamente, com os Agentes de Combate a Endemias (ACE), buscando informar, conscientizar e identificar possíveis criadouros de mosquito Aedes Aegypti. A cidade é positiva para o mosquito, mas até hoje não houve nenhum caso da doença confirmado em Imbé. Isso se deve ao trabalho diário dos ACEs, com a busca por focos e a eliminação dos criadouros do inseto.
“Trabalhamos com o auxílio de um veneno biológico, que é depositado em locais onde a retirada da água parada não é possível, como em piscinas, caixas d’água e valos”, explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Halina Borba. “O maior desafio que temos é realizar as visitas residenciais, pois encontramos dificuldade em vistoriar os pátios dos moradores, que muitas vezes recusam a visita dos ACE’s colocando em risco a sua saúde e dos seus vizinhos”, completou.
A Vigilância Ambiental pede para a população, principalmente aos veranistas, que não deixem piscinas desativadas com água, e em caso de não existir a possibilidade de retirá-la, buscar manter o cuidado e o tratamento o ano inteiro. O mosquito Aedes Aegypti transmite doenças como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
Para mais informações sobre o serviço, denúncias e solicitações, contate o telefone da Vigilância Ambiental, através do número (51) 3627-8288.
———————————–
TEXTO: José Luiz Filho
FOTOS: Ivan de Andrade