Algumas pessoas podem não ter conhecimento de que existe um canal para denúncia anônima, que funciona todos os dias da semana atendendo violações de direitos humanos, o Disque 100.
Inicialmente o Disque Direitos Humanos era voltado somente para a população jovem, atendendo principalmente casos de abuso e exploração de crianças e adolescentes. Porém, hoje o serviço se ampliou passando a contemplar também demandas de minorias que se sentiam desprotegidas. Foi entendido que os grupos de pessoas LGBTQ+, em situação de rua, população negra, idosa, indígena, pessoas com deficiência e outras também sofriam violações similares às sofridas por crianças e adolescentes.
“A população precisa saber que existe uma forma de denunciar maus tratos e violações de direitos humanos 24 horas por dia, durante feriados e finais de semana, isso pode fazer a diferença entre salvar ou não uma vida. Na Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos nós recebemos encaminhamento de denúncia do disque 100”, reforçou a secretária Daiana Godoy.
As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100.
———————————————–
TEXTO: Matheus Vargas
ARTE: Governo Federal