Foi realizada nesta sexta-feira (26) a terceira capacitação para a rede de proteção às crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência, conforme a Lei Federal nº 13.431/2017, referente a Escuta Especializada. A qualificação ocorreu na EMEF Estado de Santa Catarina e foi destinada aos agentes da Guarda Municipal e vigilantes patrimoniais da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSP-T).
As palestras foram ministradas pelas psicólogas Mirian Cardoso, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Aline Ramos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). “Com esta turma nós concluímos todos os profissionais da SEMUSP-T. Os próximos serão os servidores da SMS. A ideia é garantir com que todos os profissionais que, de alguma forma, trabalham com crianças no município estejam preparados para atender os jovens em situações de violência”, afirmou Aline.
De acordo com a legislação, a Escuta Especializada se configura como o procedimento de entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente, limitando o relato estritamente ao necessário para o cumprimento de sua finalidade de proteção, a ser realizada por equipe técnica capacitada.
———————————–
TEXTO: Matheus Vargas
FOTOS: Ivan de Andrade