O Instituto-Geral de Perícias (IGP) iniciou, nesta semana, a entrega de 497 carteiras de identidade aos moradores do Vale do Taquari. Os documentos foram entregues na segunda-feira (18/9) em Roca Sales e, nesta terça-feira (19/9), em Muçum. A ação é resultado de um mutirão para atender a população afetada pelas enchentes.
“Sem os documentos a gente não existe. Para tudo precisa do documento, se não a gente não faz nada, não vai pra frente”, afirmou a moradora de Muçum e proprietária de uma loja de roupas infantis, Ana Paula da Silveira, ao receber a nova carteira de identidade.
A professora da rede estadual, Maria Morás, disse que o documento é a única coisa que ela tem agora. “Eu perdi tudo que eu tinha. A minha trajetória de vida e este documento são as únicas coisas que me identificam como uma cidadã de Muçum”, disse.
De acordo com o diretor-geral adjunto do IGP, Maiquel Santos, o atendimento, que vem sendo realizado há duas semanas, seguirá enquanto houver demanda. “É o resgate da cidadania das pessoas. Elas não conseguem acessar serviços básicos sem o documento, sem conseguirem provar quem realmente são”, enfatizou.
A emissão da carteira de identidade é feita de forma gratuita. Nesta semana, O IGP também passou a atender no Posto de Identificação de Encantado, localizado na rua Monsenhor Scalabrini, 1047. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.
Na cidade de Muçum, o posto temporário está funcionando na sede da Emater-RS, ao lado do quartel da Brigada Militar, na rua Presidente Castelo Branco, 585. Em Roca Sales, está localizado na sede da Prefeitura Municipal, na rua Eliseu Orlandini, 51. Nesses dois locais, o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.
Texto: Andréa Martins/Secom
Edição: Secom