O Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs) e o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre realizam no sábado (18/11), no Parque da Redenção, uma atividade alusiva à Semana Nacional do Doador de Sangue. A Unidade Móvel do Hemocentro estará, das 8h às 12h, posicionada em frente ao Monumento do Expedicionário, onde serão distribuídos materiais informativos sobre doação de sangue. O Hemotchê, mascote do Hemocentro, também irá circular pelo parque. Não haverá coleta de sangue na Unidade Móvel.
Já nos dias 20 e 21 de novembro, das 8h às 12h, a Unidade Móvel estará posicionada em frente ao HPS.
Dia e Semana Nacional do Doador de Sangue
Entre 20 e 25 de novembro é celebrada a Semana Nacional do Doador de Sangue. No dia 25 comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem por objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e de sensibilizar a população sobre a importância do gesto. O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos: a proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, do carnaval e de outros períodos de feriados prolongado.
“Neste momento, há uma grande necessidade de sangue em nossa comunidade. Doar sangue é um ato de generosidade que pode salvar vidas. Se a pessoa está saudável e qualificada para doar, é importante considerar fazer uma doação”, ressalta a coordenadora de Captação do Hemocentro, Gesiane Almansa.
Como doar
Doares podem ir espontaneamente ao Hemocentro ou agendar pelo WhatsApp: (51) 98405-4260 ou pela internet. O horário de funcionamento é das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia. O Hemocentro está localizado na avenida Bento Gonçalves, 3722, na capital gaúcha.
Requisitos para doar sangue
- Estar em boas condições de saúde;
- apresentar documento oficial de identidade com foto;
- ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
- pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
- o limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
- não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
- ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
- não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
- não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
Texto: José Luís Zasso/Ascom SES
Edição: Felipe Borges/Secom