No início desta semana, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSP-T) divulgou o balanço das ocorrências atendidas pela Guarda Municipal de Imbé (GMI) no primeiro semestre deste ano. Foram 784 atendimentos realizados, com um total de 97 prisões.
Destas, 23 foram enquadradas na Lei Maria da Penha e 12 por furto. Também foram registradas prisões por outros crimes, como receptação, tráfico de entorpecentes, roubo e embriaguez ao volante, além de captura de foragidos do sistema prisional. No período, também foram recuperados 11 veículos em situação de furto ou roubo. Ainda, conforme os dados, em 247 oportunidades, a GMI prestou apoio a forças de segurança, como Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além de outros órgãos da Prefeitura.
O secretário Vinícius Rebechi destaca a presença ostensiva das guarnições nas ruas e prédios públicos, em especial nas escolas. “Assim é possível garantir a segurança dos pais e alunos na travessia das faixas de pedestre, bem como a preservação da tranquilidade no ambiente escolar”, complementa.
A GMI conta com uma Central de Operações que acompanha 24 horas por dia as câmeras de segurança espalhadas pela cidade, além de realizar o atendimento permanente através do telefone 153, que recebe ligações gratuitas de qualquer telefone fixo ou celular.
TEXTO: Leandro Luz