Está começando em todo o Estado o Mulheres Empreendedoras, programa importante, inédito e totalmente gratuito, que beneficiará mulheres por meio de cursos de capacitação. A iniciativa é da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS) em parceria com a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação (Fidene), da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).
Os cursos serão em formato on-line e terão 1.680 horas de qualificação, com metodologia acessível. Segundo a titular da SICDHAS, Regina Becker, por meio dos cursos serão identificados e estimulados novos negócios e oportunidades. A capacitação prevê ainda seis meses de consultorias individuais. Haverá 28 turmas, totalizando 1,4 mil mulheres. A primeira etapa, com 14 turmas, ocorrerá de fevereiro a junho, e a segunda, a partir de agosto.
A iniciativa visa oferecer às mulheres ferramentas para o empreendedorismo. Dessa forma, os cursos incluirão elaboração e desenvolvimento de ideias, planos de negócios, inovação e marketing, entre outras capacitações.
Conforme a secretária Regina Becker, o programa é de extrema importância por unir trabalho e empreendedorismo a partir de recursos estaduais, levando conhecimento e qualificação e estimulando a participação feminina nos processos de geração de trabalho e renda. “Com isso terão alternativas de enfrentamento das adversidades,” projeta. “A parceria com a Unijuí resulta num apoio importante às mulheres que enfrentam dificuldades decorrentes da pandemia.”
A coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí, Maria Odete dos Santos Garcia Palharini, afirma que a iniciativa estadual de pensar numa cultura empreendedora com as mulheres é “compatível com a demanda de planejamento da instituição, que é levar qualificação às mulheres gaúchas”.
- Inscrições até 31 de março no portal da Unijuí, neste link.
- Mais informações: 3288-6400 ou 3288-6415
Texto: Ascom SICDHAS
Edição: Secom