O governo do Rio Grande do Sul inicia, nesta sexta-feira (19/1), a divulgação periódica da situação do abastecimento de água, energia elétrica e telefonia no Estado. O objetivo do boletim é ampliar a transparência e a comunicação com os cidadãos, após os temporais da noite da última terça-feira (16/1), que provocaram estragos principalmente na Região Metropolitana.
A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) reunirá os dados. Ela atua na intermediação com as concessionárias para que o abastecimento seja retomado o mais rápido possível, priorizando os serviços essenciais, como atendimentos de saúde.
A divulgação ocorrerá três vezes ao dia, às 8h, 12h e 18h. As informações contemplarão dados das empresas RGE Sul e CEEE Equatorial (energia) e Corsan (água e saneamento). Também serão divulgadas, duas vezes ao dia, informações sobre as conexões de telefonia e internet da Tim, Vivo e Claro.
Reuniões com Aneel e concessionárias
O alinhamento com relação aos boletins a serem divulgados ocorreu durante reunião, na noite de quinta-feira (18/1), com as concessionárias de energia, água e saneamento e telefonia. O encontro virtual foi coordenado pela titular da Sema, Marjorie Kauffmann, e acompanhado pelo diretor de Energia, Rodrigo Huguenin.
Na quarta-feira (17/1), a Sema participou de uma reunião entre as concessionárias RGE Sul e CEEE Equatorial, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela fiscalização e regulação do setor elétrico. O intuito do encontro foi atualizar a Aneel com relação ao cenário do atendimento aos clientes no Rio Grande do Sul e a gravidade das consequências provocadas pelo temporal desta semana.
Pico do desabastecimento, segundo as concessionárias:
- Energia elétrica: entre 0h e 2h de terça-feira (17/1) – 1,314 milhão de clientes.
- Abastecimento de água: 13h de terça-feira (17/1) – 781 mil residências.
- Falta de conexão telefônica e de internet: tarde de terça-feira (17/1) – 128 municípios.
Boletim de sexta-feira (19/1), 8h
- CEEE Equatorial: 91.384 pontos sem energia elétrica (4,77% do total de clientes).
- RGE Sul: 185 mil pontos sem energia elétrica (6% do total de clientes).
- Corsan: 26,5 mil residências sem abastecimento de água em Cachoeirinha, Gravataí e Estrela (0,8% do total de clientes).
A divulgação dos boletins será realizada até o restabelecimento total dos serviços.
Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema
Edição: Vitor Necchi/Secom