Foram entregues, nesta última quinta-feira (21/9), 56 mil itens de material escolar para alunos do Vale do Taquari. A doação envolveu o governo do Estado, representado pelo secretário de Logística e Transportes (Selt), Juvir Costella, e pelo diretor-geral da Secretaria de Educação (Seduc), Paulo Burmann, o ex-jogador de futebol profissional e atual coordenador de futebol do Cruzeiro-MG, Andrés D’Alessandro, e as empresas Tris e Credeal, que forneceram os materiais.
A Tris, de Porto Alegre, ofertou 40 mil itens, incluindo borrachas, lápis, canetas hidrocores, tesouras e colas. A Credeal, de Serafina Corrêa, doou um lote de 15 mil cadernos, que continha, inclusive, uma série especial de mil unidades com a caricatura de D’Ale, produzida pelo ilustrador Oberdan Machado, na capa. A estimativa é que mais de 10 mil alunos das redes municipal e estadual de ensino da região atingida pelas enchentes sejam beneficiados. A entrega ocorreu na base de apoio logístico da Defesa Civil, em Porto Alegre.
Costella expressou a gratidão do governo do Estado para as empresas que fizeram as doações. “É um momento de união, em que todos estão trabalhando no mesmo caminho, por um único objetivo: ajudar a população do Vale do Taquari. Além de auxiliar os alunos, essa iniciativa tem como objetivo motivá-los para que sigam estudando e que nunca desistam”, disse.
A titular da Seduc, Raquel Teixeira, salientou a importância da parceria do governo com a iniciativa privada. Burmann transmitiu a mensagem de Raquel durante a entrega: “Tivemos um evento climático que afetou de forma severa as escolas da região do Vale do Taquari e é missão do poder público oferecer a infraestrutura necessária para que as aulas sejam retomadas de forma mais breve possível. Esta é uma ação, em parceria com entidades privadas, que beneficia as escolas estaduais e municipais, reforçando o investimento nos alunos da rede pública e na qualificação da educação gaúcha”.
D’Alessandro, que estava representado por seu assessor, Guilherme Araújo, destacou a importância da união de todos em torno de um tema que tem uma dimensão social importante.
“Quando recebi o convite para participar da ação, eu me senti convocado, não apenas convidado. Sabemos da extensão do problema que as enchentes geraram e a importância de estarmos todos unidos em prol do Rio Grande neste momento. Ajudar através da educação é algo que nos gratifica imensamente porque, através dela, das crianças e dos jovens adolescentes é que podemos construir e transformar o futuro não só da sociedade gaúcha, mas do país. Estamos tratando de algo com enorme dimensão social, de forma que me sinto honrado por participar desta ação”, destacou D’Ale.
Guto Niche, gestor nacional de Recursos Humanos da Tris, salientou a importância do ato para os alunos do Vale do Taquari e agradeceu a oportunidade de contribuir. Edi Deitos, um dos sócios da Credeal, falou que a empresa contribuiu com orgulho para a ação.
Texto: Ascom Selt
Edição: Secom