Governador publica decreto que institui programa Educar para Inovar

Destaques Geral Notícia

O governador Eduardo Leite publicou, na manhã desta quinta-feira (26/10), o decreto nº 57.275, que institui o programa Educar para Inovar, coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). O objetivo é capacitar professores e estimular os estudantes no desenvolvimento de competências e habilidades que fomentem a inovação, a criatividade e o empreendedorismo com foco no mundo do trabalho, alinhadas ao exercício da cidadania.

Como parceiras, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) participará das definições de caráter pedagógico, e a Secretaria de Educação (Seduc) atuará como agente de orientação e validação da implementação das propostas pedagógica e formativas, de acordo com as necessidades da Rede Estadual de Educação.

Para a titular da Sict, Simone Stülp, o momento consolida uma conquista que é desenhada há muitos anos pela pasta, em consonância com a prioridade de unir educação e inovação. “Não é possível falar de inovação sem falar de educação – e vice-versa. Os temas estão conectados, e o Educar para Inovar é importante para executarmos essa estratégia, que se alinha à do governo do Estado e, especificamente, ao Planejamento Estratégico da Sict”, explica.

O Educar para Inovar já era executado pela secretaria, em forma de projeto, desde 2019. Em abril deste ano, tornou-se o primeiro programa estadual a conquistar o selo da Unesco.

Educar para Inovar é apresentado em Santo Antônio da Patrulha

Com a missão de ampliar o impacto do programa, a Sict tem apresentado o Educar para Inovar a prefeituras municipais. Na tarde de quarta-feira (25/10), o secretário-adjunto, Raphael Ayub, e a diretora de Gestão da Inovação da pasta, Paola Rücker Schaeffer, apresentaram o programa para o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo.

O encontro ocorreu no Centro Administrativo. A intenção é implementar o programa na rede de ensino do município. Nas próximas semanas, novas reuniões serão realizadas entre as equipes técnicas para alinhar o início dos trabalhos.

Texto: Cândida Schaedler/Ascom Sict
Edição: Felipe Borges/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *