O Gerente de Segurança da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), Ezequiel Gotlib, foi convidado pelo Governo de Israel para integrar ao grupo de resgate enviado por Israel para Brumadinho, em Minas Gerais. Especializado na área de Gerenciamento de Crises e Catástrofes, Zeka – como é conhecido na comunidade – viaja para Belo Horizonte nesta segunda-feira (28), para acompanhar o trabalho das equipes israelenses, bem como auxiliar no que for possível para que todas as vítimas sejam resgatadas o mais rápido possível.
“A atitude do Governo de Israel é de grande valia e mostra que os laços de ambos os países estão cada dia mais fortalecidos. Ficamos contentes pelo chamamento do nosso Gerente de Segurança e esperamos que seu conhecimento na área de gerenciamento de crises e catástrofes seja útil para ajudar a localizar, ainda com vida, todas as vítimas que continuam desaparecidas”, afirma o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg.
Na manhã de domingo (27), um avião com 136 soldados saiu de Jerusalém em direção ao Brasil, para ajudar nas buscas por vítimas do desastre em Brumadinho (MG). Além dos soldados, o Governo Israelense enviou cães farejadores, sonares e detectores de vozes e ecos. Conforme o Governo de Minas Gerais, a operação deve durar uma semana, podendo ser prorrogada. Até o momento, mais de 300 pessoas continuam desaparecidas.