Forças da Segurança Pública oferecem atividades recreativas aos veranistas no Litoral

Destaques Geral Notícia Polícia

No período de veraneio, momento em que as praias do Estado recebem grande movimentação dos gaúchos e também de turistas, as forças de Segurança Pública atuantes na Operação RS Verão Total preparam uma série de programações para alegrar e bem receber os veranistas.

Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) vão além de suas missões constitucionais, com o planejamento estratégico para garantir a proteção de todos, e oferecem atividades educativas e recreativas gratuitas. As ações para a criançada têm destaque na programação. Confira abaixo a agenda desta semana.

 

Apresentações da Banda da Brigada Militar

As apresentações trazem clássicos e pot-pourri de artistas internacionais e da música popular brasileira.
As apresentações trazem clássicos e pot-pourri de artistas internacionais e da música popular brasileira. – Foto: Divulgação Brigada Militar

 

Os concertos são executados pelos brigadianos integrantes da banda, em naipe de sopros e percussão. As apresentações trazem clássicos e pot-pourri de artistas internacionais e da música popular brasileira, além das execuções do Hino do Rio Grande do Sul e do Hino Nacional Brasileiro. Os eventos acontecem em ambiente externo e de forma gratuita, sem contato com o público, para evitar aglomerações.

A Banda de Música da Ajudância-Geral da Brigada Militar, criada em 1º de fevereiro de 1912, atua junto aos diversos segmentos da sociedade em eventos de relevância social. Em nível diplomático, o grupo se apresenta nas guardas de honras, recepções internacionais a diplomatas, presidentes e representantes oficiais de países do mundo inteiro, executando seus hinos e marchas oficiais. Em eventos culturais, contempla variados públicos, participando de manifestações comunitárias, como festas, inaugurações, eventos de bairros, além de eventos internacionais. No âmbito institucional, a Banda da BM é importante na manutenção da tradição cerimonial e protocolar.

Agenda

Sexta-feira – 7/1

18h – Na Praça XV, em Torres

Sábado – 8/1
9h30min –
 Na Feira do Produtor de Osório, no Largo dos Estudantes Sônia Chemale, em Osório
17h30min – Em frente à Base Móvel Comunitária da BM, próximo do letreiro “Amar”, no calçadão de Tramandaí
19h30min – Em frente ao letreiro de Imbé, na Praça Lourdes Rodrigues, em Imbé.

Domingo – 9/1
17h30min – Avenida Beira-Mar, ao lado da Estação Sesc
19h30min – No Largo do Osso da Baleia, em Pinhal

 

Minirrústica e oficina de desenho da Polícia Civil

 

Minirrústica da Polícia Civil na praia de Capão da Canoa
O evento é conduzido por uma equipe multidisciplinar de policiais civis e conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) – Foto: Divulgação Polícia Civil

 

A minirrústica e a oficina de desenho têm como objetivo aproximar as crianças da Polícia Civil. O evento é conduzido por uma equipe multidisciplinar de policiais civis e conta com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc). A estrutura sempre é montada à beira-mar, em praias do litoral Norte e Sul. Para participar, basta chegar ao local no horário indicado.

Para o circuito esportivo, as crianças inscritas são divididas nas categorias: dente de leite (três a cinco anos), pré-mirim (seis a nove anos) e mirim (10 a 12 anos). A atividade inicia com alongamentos e brincadeiras, como aquecimento antes da corrida. Após a minirrústica, os pequenos atletas ganham medalhas de participação, camisetas e bonés da Operação Verão da Polícia Civil. A oficina de desenho possibilita os guris e gurias mostrarem suas habilidades e criatividade com pinturas de ilustrações em cartilhas da instituição, contendo desenhos e informações preventivas.

Agenda

Sábado – 8/1
10h – Beira-mar de Atlântida Sul, em frente à Pousada Gaivota

Domingo – 9/1
10h – Beira-mar de Tramandaí, em frente à Estação do Sesc

 

Projeto Guarda-Vidas Mirim do CBMRS

 

Governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da segurança pública, Ranolfo Vieira Júnior, posam para foto com crianças que particpam do projeto guarda-vidas mirim
Os participantes recebem camisetas e bonés com a identidade visual do projeto. – Foto: Grégori Bertó/SSP

 

O Projeto guarda-vidas mirim atende crianças com idade entre seis e 12 anos, que recebem orientações sobre os perigos no mar, significado das cores das bandeiras na beira da praia e os cuidados necessários para o banho no mar, rios, lagoas, piscinas e todos os locais considerados balneáveis. O projeto de educação preventiva se tornou um forte aliado na disseminação de boas condutas, levando os ensinamentos e cuidados básicos que se deve adotar para um banho seguro. Para participar, basta chegar ao local no horário indicado.

A estrutura é identificada com toldos do CBMRS e elementos praianos adornam o cenário da palestra, trazendo ludicidade ao momento de aprendizagem. Os participantes recebem camisetas e bonés com a identidade visual do projeto. Com os protocolos sanitários ainda vigentes, são distribuídas máscaras descartáveis, as mãos são higienizadas com álcool gel e as cadeiras organizadas obedecendo o distanciamento mínimo.

Agenda

Quarta-feira – 5/1
15h – Em frente a guarita 78 em Capão da Canoa

Quinta-feira – 6/1
15h –
 Em frente a guarita 90 em Xangri-lá

Sexta-feira – 7/1
15h –
 Em frente a guarita 85 em Atlântida

Sábado – 8/1
9h –
 Em frente a guarita 162 em Nova Tramandaí

 

Texto: Kelly Motter/SSP
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *