Nos dias 04 e 05 de fevereiro, a Polícia Civil, através da Força-tarefa Segurança Alimentar, deflagrou uma ação no Litoral, nos municípios de Tramandaí, Pinhal e Magistério. Na ação um homem foi preso em flagrante e foram apreendidas aproximadamente 1,5 toneladas de alimentos impróprios ao consumo humano.
A força Tarefa Alimentar é composta por policiais civis da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor, Saúde Pública e da Propriedade Intelectual, Imaterial, Industrial e Afins(DECON), do Departamento Estadual de Investigações Criminais(Deic), agentes do Ministério Público Estadual, Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, Procon Estadual e a Patran (BM).
Segundo o delegado Joel Wagner, foram fiscalizados oito estabelecimentos comerciais, dentre os quais mercados e restaurantes, onde foram constatadas diversas irregularidades. Os estabelecimentos fiscalizados expunham à venda produtos sem procedência, gêneros alimentícios com prazo de validade vencido, e, também, carnes e pescados, igualmente sem procedência e indevidamente refrigeradas.
Em um dos locais vistoriados, na cidade de Tramandaí, foram encontrados 970 quilos de carne com características organolépticas alteradas (cor, odor e textura), resultando na prisão de em flagrante de um homem de 45 anos em decorrência da prática de crime contra as relações de consumo prescrito no inciso IX do artigo 7° da Lei n° 8.137/90, cuja pena máxima é de até cinco anos de detenção.” complementa o delegado.
Fabiano Costa