A delegação do Campus Osório voltou ao Rio Grande do Sul com nove prêmios da 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), entre os quais a consagração da professora Flávia Twardowski como ‘Professor Destaque’. O evento, que aconteceu de 19 a 21 de março de 2019 no Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (USP), contou com 332 projetos de ciências e engenharia de 751 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o país. Os três projetos de pesquisa do campus que participaram da Febrace receberam reconhecimentos e, um deles, foi escolhido como o melhor do Rio Grande do Sul frente a outros 37 trabalhos.
O projeto “Catchpooh: Aproveitamento de Resíduos para Biossíntese de Celulose e Confecção de Embalagem” de Juliana Estradioto conquistou o 1º lugar em Ciências Agrárias, o 3° lugar no Prêmio Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Celular e o credenciamento para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que ocorrerá de 12 a 17 de maio em Phoenix, Estados Unidos. O estudo, que é orientado por Flávia Twardowski e coorientado por Thiago Maduro, também recebeu o Prêmio Destaque Unidades da Federação como melhor trabalho do estado – é a quarta vez que pesquisas orientadas pela professora obtêm este reconhecimento.
O trabalho de Vanessa da Rosa e Júlia Oscar “Qualidade Ambiental das Areias de Praia do Litoral Norte Gaúcho” também foi contemplado: as estudantes ganharam o 3° lugar em Mentalidade Marítima no Prêmio Marinha do Brasil. O projeto também resultou em um decreto da prefeitura de Cidreira que se compromete com ações em prol da qualidade ambiental das areias. A pesquisa é orientada por Flávia Twardowski e coorientada por Claudius Jardel Soares.
“Estudos acerca das Variações Linguísticas de Língua Brasileira de Sinais no Litoral Norte Gaúcho”, projeto de Ana Clara Jardim, ganhou o Prêmio Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic), o 4º lugar em Ciências Sociais e Aplicadas e o Prêmio Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências do Mato Grosso do Sul (Fetec MS) – com credenciamento para participar do evento que ocorrerá junto a 71ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O estudo é orientado por Aline Dubal e coorientado por Ingrid Gonçalves Caseira.
Prêmio Professor Destaque
Com participação na Febrace desde 2014, sempre com trabalhos premiados, a professora Flávia Twardowski subiu ao palco para receber a honraria que reconhece os esforços do professor na orientação e acompanhamento de estudantes que realizam projetos de ciências ou de engenharia. O prêmio ‘Professor Destaque’ foi entregue pelo pró-reitor de pesquisa da USP, Sylvio Roberto Accioly Canuto.
Flávia participou de uma pré-seleção por vídeo – que definiu os dez concorrentes para o painel de apresentação no evento. “Fiquei super feliz de ter ficado entre os dez classificados e não esperava ser a vencedora do ‘Professor Destaque’”.
Sua fala no evento destacou os fatos positivos de sua trajetória, o que, segundo ela, é o que marcou sua vida – mesmo tendo passado por desafios. Fazendo uma analogia entre a ciência e a construção de uma estrada, disse que a função do professor é construir um caminho com o aluno e incentivá-lo para ir além, buscando novos rumos.
Sobre a Febrace
Esta edição envolveu mais de 72 mil estudantes de 27 unidades da federação, conforme a coordenadora geral da Febrace, Roseli de Deus Lopes. “Eles desenvolveram projetos de pesquisa científica e tecnológica durante um ano inteiro e os submeteram à Febrace, diretamente ou por meio de uma das 116 feiras afiliadas. Isso dá a dimensão da importância da Feira e da qualidade dos projetos finalistas”, afirmou.
Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli-USP, tem o objetivo de estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.