O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral) passou pela inspeção regulamentar do Exército na tarde da terça-feira (27). O procedimento acontece anualmente porque a Brigada Militar é a força auxiliar do Exército Brasileiro.
O coronel Alexandro Furrer, respondendo pela chefia do Estado-Maior do Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex), vinculado ao Comando Militar do Sul, foi recebido pelo comandante do CRPO Litoral, coronel Paulo Ricardo Garcia da Silveira, que conduziu a apresentação da estrutura operacional da Unidade e das atividades realizadas na região. O oficial da Brigada Militar destacou que o CRPO Litoral atua em 25 municípios da região, por meio do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) e do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (2º BPAT) e que, além das ações de rotina, ocorre intensa mobilização da Brigada Militar nas praias, entre meados de dezembro e início de março, com a Operação Golfinho.
O oficial do Exército afirmou que pelas explanações do coronel Ricardo pôde ratificar a importância da região do Litoral para o Estado e para a área da segurança pública. “Em contato com as polícias militares de outros Estados do Brasil, devido à carreira no Exército, posso afirmar que a Brigada Militar é a mais profissional do país”, salientou o coronel Furrer. “A Brigada Militar é um orgulho para o Rio Grande do Sul”, acrescentou.
Outros integrantes do Exército participaram da inspeção: o oficial da Inteligência do Cmdo Art Ex, major Álvaro Vasconcelos Studart; o adjunto do oficial de Operações do Cmdo Art Ex, major Cristiano Delgado Siqueira; e o oficial da Inteligência do 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, 1º tenente Éric Dezotti dos Santos. Também estiveram presentes os comandantes do 8º BPM e do 2º BPAT, tenentes-coronéis Luiz Ernesto Duarte e Pedro Ricardo Maron Burgel; e o chefe do Estado-Maior e da 3ª Seção do CRPO Litoral, major Marcelo Vieira da Silva.
Jussara Pelissoli