Uma turma de estudantes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), do Campus Osório, participou, nesta quinta-feira, 17, do programa Portas Abertas da Corsan. Eles visitaram as estações de tratamento de água, junto às margens da Lagoa dos Quadros, e de esgoto, no bairro Araçá, ambas localizadas em Capão da Canoa.
Nas duas estações, o que aprenderam na teoria, durante a disciplina de Saneamento Básico e Tratamento de Efluentes, pode ser visualizado de perto na visita guiada pelas equipes técnicas de cada uma das estações.
“Os alunos ficaram muito interessados na questão do lodo proveniente do esgoto e como ele é drenado dos tanques, levado para o adensador e depois para a centrífuga, onde recebe polímero (para clarificação e separação de líquido e sólido) e é secado, para ser descartado nas caçambas. Posteriormente, pode também ser usado para reciclagem”, explicou o supervisor de operações da estação de tratamento de esgoto, Carlos Zanotta.
“As visitas às duas estações foram bem esclarecedoras, pois os alunos puderam conhecer as etapas do tratamento de água e de esgoto”, afirmou a professora da Uergs Daiana Maffessoni.
A atividade é organizada pela analista de responsabilidade socioambiental da Corsan, Cristiane Silveira, responsável também pelos agendamentos. Além das visitas às estações, a Companhia oferece outros programas socioambientais, como o De Olho no Óleo, com oficina de confecção de sabão ecológico, e Horta na Escola, com distribuição de sementes. Os agendamentos e mais informações podem ser solicitados pelo telefone (51) 998490307 ou pelo e-mail cristiane.silveira@corsan.com.br.