ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA INVESTIGAM POTENCIAL DO AÇAÍ JUÇARA DA REGIÃO DE TORRES

Destaques Geral Notícia

No futuro, quando a produção do açaí juçara na região de Torres alcançar patamares superiores aos 30 mil quilos da safra deste ano,  a visita de cinco estudantes da Universidade da Califórnia (UCLA), entre 13 e 16 de setembro,  poderá ser lembrada por muita gente. Nestes quatro dias,  agricultoras, agricultores, estudantes, merendeiras e professoras, receberam Molly Arenson, Alireza Amirvand, Haley Ehrlich, Matt Downey e Albert Guzmán, em diferentes municípios, para responder perguntas sobre o açaí juçara.

As respostas serão, conforme o grupo, muito importantes na elaboração do plano de negócios a ser apresentado em dezembro na instituição como trabalho de conclusão da pós-graduação em Administração de Empresas.  “Uma coisa que realmente veio à tona foi que há uma grande demanda por açaí e a oferta não está disponível para atender a essa demanda” avaliou Alireza Amirvand.

Haley Ehrlich disse que antes da viagem não sabia se as pessoas entenderiam quando perguntasse sobre o açaí juçara. Mas depois de quase uma semana conversando com diferentes pessoas sobre cada parte da cadeia produtiva, incluindo as crianças (nas escolas Ferrari e Baréa, em Três Cachoeiras), viu a juçara é muito conhecida na região. “Me ajudou a entender melhor como é uma planta nativa que é protegida e que estamos ajudando a impulsionar a missão de cultivá-la. E há muito apoio na comunidade para fazer isso”, disse a estudante.

Para Matt Downey, é muito bom saber que o que estão fazendo pode realmente fazer a diferença financeiramente para agricultores e para a economia local como um todo. Já Albert Guzmán vê alguns desafios na tarefa de mostrar que a palmeira juçara não vai prejudicar a produção de banana, e sim, somar.

 Projeto Adaptação Climática

 

Apaixonada pelos temas agricultura sustentável e sistemas alimentares justos, Molly Arenson justificou a escolha do projeto Adaptação Climática,  entre dezenas de outros. “Quando vimos o projeto do Centro Ecológico, como parte do programa de nosso curso, ele pareceu perfeito. Estávamos muito interessados em trabalhar em um projeto de impacto social, que possa realmente ajudar as comunidades locais”.

O principal objetivo do projeto Adaptação Climática, financiado pelo Adaptation Fund Climate Innovation Accelerator (AFCIA),  é  incentivar a produção e consumo do açaí juçara. Comunidades indígenas e tradicionais como quilombolas também estão contempladas, visando melhorar sua segurança alimentar e nutrição.

Folha de Torres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *