No Estado, 361 municípios estão integrados à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). A presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Lauren de Vargas Momback, destaca que a parceria da autarquia com o Sebrae/RS e prefeituras têm sido fundamental na simplificação de processos que envolvem licenciamento e registro de empresas, beneficiando hoje 95% dos municípios.
Primeira mulher a presidir a JucisRS em 143 anos de fundação, Lauren explica que na sua gestão a Redesim é prioridade, pois facilita a vida do empreendedor. “É uma ferramenta fundamental para a desburocratização dos processos que envolvem o registro mercantil, tornando o ambiente mais favorável ao empreendedorismo”, afirma, enfatizando a importância da Redesim para a retomada da economia no RS. “Nosso objetivo é disponibilizar meios para que o empreendedor crie ou se sinta motivado a implementar novos negócios.”
Segundo Lauren, a direção da Junta Comercial sempre apoiará ações e parcerias que contemplem o empreendedorismo. “O cidadão, ao constituir sua empresa, dá um importante passo na geração de empregos, impulsionando com seu negócio o desenvolvimento econômico e social do Estado”, afirma.
Com a sensibilização mais efetiva da Redesim junto aos gestores municipais, a presidente da JucisRS comemora o número de 361 municípios integrados até o momento. “Os prefeitos, secretários de Desenvolvimento e as Unidades Desconcentradas (UDs) da autarquia exercem uma função de extrema importância para o êxito deste projeto”, avalia.
Conforme o coordenador estadual da Redesimples do Sebrae/RS, Marcio Benedusi, a previsão é de que, até o final de 2022, a totalidade dos 497 municípios gaúchos sejam integrados à Rede. Até o final de 2019, houve adesão de 284. Em 2020, foram potencializadas ações em conjunto com o governo do Estado, em parceria com o Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo, por meio do Descomplica RS.
Benedusi explica que, com essa iniciativa, foi possível intensificar o trabalho de sensibilização junto às prefeituras. “A meta é atingirmos mais cem municipios até dezembro, totalizando no mínimo 384 cidades”, projeta.
Denise Rodrigues