Entre as agendas pelo Litoral Norte neste sábado (28/5), o governador Ranolfo Vieira Júnior, acompanhado do secretário adjunto da Segurança Pública, delegado Heraldo Guerreiro, esteve na recém-inaugurada Delegacia Regional de Capão da Canoa. Foi assinado um protocolo de intenções que cede ao município o prédio onde funcionava a antiga delegacia de polícia, na avenida Paraguassu, 3.462. Os serviços dessa delegacia foram transferidos à nova sede na avenida Rudá, que agora abriga a Delegacia de Polícia e a Delegacia Regional desde fevereiro deste ano.
Com o protocolo de intenções, celebrado entre o governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), e o município, com a assinatura do prefeito Amauri Germano, o Executivo municipal se compromete a reformar o imóvel e instalar no local a sede da Secretaria Municipal de Segurança, Mobilidade e Tecnologia.
“Esse é mais um momento de concretização da importância da integração, premissa fundamental do nosso programa RS Seguro. Para transformar o prédio atual da delegacia, foi necessário o apoio fundamental da prefeitura de Capão da Canoa. E agora é nossa vez, ao ceder o antigo espaço da delegacia de polícia da cidade, e não tenho dúvidas de que será muito bem aproveitado”, detalhou Ranolfo.
O secretário adjunto da SSP enfatizou que a parceria entre as forças de segurança do Estado e os órgãos municipais é também fator fundamental para a sequência de reduções recorde nos indicadores de criminalidade na cidade. Nos últimos seis meses, desde novembro de 2021, em quatro deles Capão da Canoa não registrou nenhum homicídio. “Como operador de Segurança que exerceu grande parte da carreira no Litoral Norte, estando durante a última década à frente da DP regional vizinha, em Osório, é uma grande satisfação constatar o que os dados atestam. O município de Capão da Canoa, que integra o grupo de 23 priorizados pelo RS Seguro, está no caminho certo para oferecer cada vez mais segurança à população. O que se fortalece ainda mais com essa parceria entre o governo do Estado e o executivo municipal”, afirmou Guerreiro.
A delegada Sabrina Deffente também elogiou a iniciativa. “Esse documento é muito importante para o município. Capão da Canoa está dando um exemplo de integração. Quando governo do Estado e município pegam junto, as coisas acontecem”, disse Sabrina.
Texto: Suzy Scarton/Secom
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP