Os alunos da Escola de Formação e Especialização de Soldados de Porto Alegre estão sendo capacitados na Língua Brasileira de Sinais (Libras) por integrantes da Escola de Surdos Frei Pacífico. São 197 alunos que participarão de oito encontros, um para cada turma do curso, buscando qualificar ainda mais o atendimento à população.
A ideia surgiu após um dos alunos ter atendido uma ocorrência envolvendo uma pessoa surda, durante o estágio operacional em que eles têm sido empregados no policiamento. O militar relatou ter feito o possível, dentro do seu conhecimento, para atender o cidadão da melhor forma, mas sentiu limitações.
Ele levou o fato ao conhecimento da administração da EsFES, e o major Endrigo Silva Silveira, comandante da Escola, iniciou as tratativas com a Escola Frei Pacífico. A entidade disponibilizou as oficinas sem custo à Brigada Militar.
De acordo com o oficial, “buscou-se promover essa capacitação dentro da perspectiva de cidadania e atendimento máximo à população, facilitando a comunicação entre o policial e a pessoa surda, propiciando otimizar o atendimento de demandas dessa natureza e acolher as vítimas que, geralmente, encontram-se fragilizadas”, ressaltou.
Texto: Sabrina Ribas/BM
Edição: Kelly Motter/SSP