Professores da Ulbra Torres, em apenas duas semanas, desenvolveram de forma voluntária para a Prefeitura de São Leopoldo o software Ajuda Tchê, sistema de cadastro no Auxílio Reconstrução, de R$ 5,1 mil, do Governo Federal. A iniciativa permitiu que 35 mil famílias afetadas pelas enchentes do mês de maio realizassem inscrição, de forma mais ágil, para receber o apoio financeiro.
A parceria entre os docentes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o Executivo Municipal “demonstrou a importância da colaboração entre academia e governo em situações de emergência, proporcionando uma resposta eficaz às necessidades da comunidade”, enfatizou o orientador do projeto, professor Ramon dos Santos Lummertz.
Acesso rápido
A intenção foi desenvolver um sistema on-line que permitisse à Prefeitura oferecer aos cidadãos de São Leopoldo o acesso rápido e organizado aos recursos disponibilizados pelo governo, explica Lummertz. Também fizeram parte da equipe os professores Andrezza Andrade, Daniel Souza, Eduardo Marques, Lucas Saraiva e Paulo Fernando Hoffmeister.
Os docentes realizaram reuniões com a equipe da Prefeitura para compreender as necessidades específicas do sistema. Foram desenvolvidos protótipos de alta fidelidade para validação. O Ajuda Tchê foi disponibilizado no site oficial da cidade de São Leopoldo e divulgado nas redes sociais oficiais.
*Texto por Marcelo Miranda
Folha de torres