No último dia 29 de outubro foi registrado o Dia Mundial do AVC, considerado uma das maiores causas de morte e incapacidade adquirida em todo o mundo.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, é a causa mais frequente de óbito na população adulta no Brasil e consiste no diagnóstico de 10% das internações hospitalares públicas.
Como maneira de reforçar a prevenção e os cuidados com o AVC, o Prefeito Luiz Carlos participou de uma atividade alusiva à data no Hospital Tramandaí.
Acompanhado da Primeira Dama Lu Conde Gauto, do Secretário de Segurança, Transportes e Trânsito Claudiomir da Silva Pedro, do Gerente Administrativo do Hospital Roger Esteves e da Gerente Assistencial Dagmar Herberts, o Prefeito Luiz Carlos Gauto destacou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde: “Nossos cuidados com a saúde devem ser constantes. Por isso mesmo buscamos em nossa gestão ampliar o número de unidades de saúde, qualificando o atendimento a nossa população”, completou o Prefeito.
A ação de prevenção ao AVC foi projetada pelo Hospital Tramandaí, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a distribuição de material informativo e orientações à população.
O AVC é uma doença tempo-dependente, ou seja, quanto mais rápido o tratamento, maior a chance de recuperação completa. Sendo assim, é primordial a identificação dos sinais de alerta, para reconhecimento de ocorrência de um AVC. Dentre os principais sinais de alerta estão:
fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
confusão, alteração da fala ou compreensão;
alteração na visão (em um ou ambos os olhos);
alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente;
Em caso de reconhecimento destes sintomas, deve-se ligar imediatamente para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência.
Texto: Caroline Oliveira (ASCOM)
Foto/imagem: PMT