Na última sexta-feira (10/12), a Prefeitura de Tramandaí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um mutirão de testagem na praça da Tainha. Os profissionais do Posto SAE comandaram a ação, que incluiu distribuição de material informativo sobre o DEZEMBRO VERMELHO, mês de campanha de conscientização sobre o vírus do HIV.
Na oportunidade, foram aplicados testes rápidos para o diagnósticos de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), incluindo sífilis, HIV e Hepatites Virais. Dos 54 testes aplicados, 5 foram reagentes: 4 para sífilis e 1 para HIV. A partir disso, os pacientes já foram encaminhados para tratamento no SAE.
A testagem e tratamento são imprescindíveis para que os pacientes possam levar uma vida saudável, pois há chance da carga viral do HIV por exemplo, se tornar indetectável. “A conscientização é muito importante para a sociedade em geral, não apenas para os pacientes. Por isso, se você tem um amigo ou familiar com HIV, ofereça apoio, combata o preconceito e incentive o tratamento”, destacaram a Farmacêutica Dra. Ana Paula Barruffi e o Psicólogo Sérgio Vieira Brandão.
Na ocasião, também foi montado o “varal solidário”, onde foram doadas roupas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, idealizado pela assistente social Carolina Lindemayer. Os testes foram conduzidos pela Enfermeira Raquel Dalpiaz e pela técnica em Enfermagem Flávia Figueira.
Na próxima sexta-feira (17/12) o trailer do CEMUVS estará novamente na Praça da Tainha entre as 13h e 16h30, com as ações de conscientização e testagem para todos.
Texto: Thiele Reis (ASCOM)
Foto/imagem: Thiele Reis (ASCOM)