Dezembro Laranja: temporada de calor exige cuidados com a pele

Destaques Geral Notícia

Exposição solar excessiva e desprotegida é o principal fator de risco para doença oncológica

Esta época de dias quentes é um convite para atividades ao ar livre, banhos de mar ou de piscina. No entanto, essas práticas devem ser acompanhadas de cuidados para evitar danos à saúde. Um deles é o câncer de pele não melanoma, o mais incidente no Brasil, com estimativa de 220.490 registros neste ano, dos quais 22.810 apenas no Rio Grande do Sul, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Os principais sintomas incluem feridas que ardem, coçam, descamam ou sangram e não melhoram em um período de três a quatro semanas. As lesões ocorrem mais frequentemente nas áreas de maior exposição ao sol, como rosto, pescoço, orelhas e braços. No entanto, é uma doença oncológica com alta taxa de cura quando a lesão é tratada com  remoção cirúrgica.

Já o melanoma, originado nas células que produzem a melanina, é mais raro, com uma estimativa de 8.980 ocorrências/ano no país, de acordo com o Inca. Contudo, é uma forma grave e agressiva de câncer de pele e pode aparecer em qualquer parte do corpo, em formato de manchas, pintas ou sinais. Essas lesões costumam ter formato assimétrico, bordas irregulares, múltiplas cores e podem mudar de tamanho de forma rápida.

A avaliação do caso deve ser feita por um médico dermatologista, clínico ou cirurgião. Muitas vezes, é necessário realizar biópsia ou retirar toda a lesão cirurgicamente e encaminhar o resultado para exame anatomopatológico para o diagnóstico definitivo. Geralmente, a cirurgia que resseca totalmente a parte atingida já é capaz de fazer o tratamento curativo.

No entanto, em alguns casos, pode ser necessário radioterapia, quimioterapia ou até imunoterapia quando já apresentam metástases em outros órgãos, ou conforme o estágio da doença.

Confira algumas formas de prevenção:

– Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h.

– Vestir roupas, bonés ou chapéus de abas largas e óculos escuros com proteção contra raios ultravioleta (UV).

– Antes de se expor ao sol, use um produto com FPS (fator de proteção solar) 30, no mínimo. Além disso, é necessário repetir a aplicação a cada duas horas, assim como após mergulho ou grande transpiração. Mesmo aqueles “à prova d’água” devem ser reaplicados. Utilizar também filtro solar próprio para os lábios.

– Mesmo em dias nublados, o cuidado é essencial.

– As tatuagens podem esconder lesões, portanto, merecem atenção.

– Precaução redobrada para pessoas que trabalham expostas ao sol, tanto na agricultura, quanto nas cidades.

– Não usar câmaras de bronzeamento artificial, proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Sobre a Oncoclínicas&Co

Oncoclínicas&Co é o maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina, com um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.900 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico, oferece um sistema completo que integra clínicas ambulatoriais a cancer centers de alta complexidade. Conta com 144 unidades em 40 cidades brasileiras, permitindo acesso de qualidade em todas as regiões que atua, alinhados aos padrões dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com foco em tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas realizou aproximadamente 635 mil tratamentos em 2023. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos principais centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, especializada em bioinformática, em Cambridge, Estados Unidos, e participação na MedSir, dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer, em Barcelona, Espanha. Recentemente, expandiu sua atuação para a Arábia Saudita por meio de uma joint venture com o Grupo Al Faisaliah, levando a missão de vencer o câncer para um novo continente e proporcionando cuidados oncológicos em escala global, ao combinar a hiperespecialização oncológica com abordagens inovadoras de tratamento.

A companhia integra a carteira do IDIVERSA, índice lançado pela B3, destacando empresas comprometidas com diversidade de gênero e raça. Para maiores informações acesse: www.grupooncoclinicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *