A Cotrijal apresentou nesta quarta-feira (17) sua nova marca. A live Renova Cotrijal reuniu presencialmente diretoria, conselheiros e poucos convidados, respeitando os protocolos sanitários. Online, milhares de associados, clientes e colaboradores acompanharam o evento, reforçando características como o cooperativismo e a união da entidade. Os discursos mostraram um olhar atento para o futuro. A renovação marca uma nova fase da cooperativa, com investimentos em gestão, comunicação, inovação e diversificação dos negócios. Os bons resultados de 2020, com recorde de faturamento, contribuem para o novo momento.
Novos rumos
A novidade marca a transição para uma nova etapa da cooperativa, firmada no planejamento estratégico para os próximos cinco anos. Os novos planos vão desde o investimento em venture capital até a industrialização de produtos, a exemplo da parceria com a Languiru. Transportes e logística também estão na pauta. Além disso, os investimentos em gestão, inovação e tecnologia serão ainda mais intensificados.
No dia 25 de fevereiro, durante Assembleia Geral, o balanço será apresentado oficialmente aos associados. Apesar das dificuldades enfrentadas em função da quebra da safra de verão e da pandemia, a Cotrijal encerrou 2020 com R$ 2,4 bilhões de faturamento, crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Já as sobras cresceram 53% na comparação com 2019, chegando a R$ 21,4 milhões. Foi o melhor resultado da história da cooperativa.
O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, ressaltou que o excelente resultado se deve à diminuição das despesas administrativas, ao crescimento dos negócios e ao aumento do número de produtores trabalhando com a cooperativa. “O profissionalismo da nossa equipe e a confiança do produtor foram essenciais para esse bom desempenho”, afirmou. “Para 2021, com a crescente demanda por alimentos e os bons preços, se o clima continuar colaborando com a safra, a expectativa é de uma nova safra recorde, que vem com ótimos resultados”.
Sobre a nova marca, Manica ressaltou a fala inicial do Padre Fábio de Melo, convidado da live, que disse que “renovar é um dos presentes mais lindos que a vida nos dá! Toda vez que o campo se renova, nós evoluímos com ele. Com esse espírito, apresentamos nossa nova marca, identificada com o espírito dos 63 anos da cooperativa, mas adaptada às novas tecnologias e ao nosso crescimento. É um novo momento da Cotrijal”, contou o presidente.
Para o vice-presidente, Enio Schroeder, o cooperativismo está na essência da Cotrijal. “É o sistema mais importante do mundo. Celebramos este momento importante, de renovação, construído com muito suor e determinação, por produtores, associados e colaboradores, que participaram da missão de construir a Cotrijal, que tanto e tão bem faz para as famílias cooperativadas. É um relevante serviço para toda região, estado e país”, comentou.
Nova marca
Em um formato que adequa-se às novas plataformas e ao novo jeito das pessoas se comunicarem, a renovação da marca Cotrijal foi assinada pela agência Moove, de Porto Alegre. O conceito envolve características da cooperativa como: união, semente e grão; pessoas e associados; folha, plantio e integração; gota, água e irrigação; além de novos segmentos.
Para a diretora de criação, Laura Azevedo, foi um desafio apaixonante e uma grande responsabilidade renovar uma marca de 63 anos de história. “Fizemos uma imersão no segmento e buscamos passar os principais valores da cooperativa, traduzir na marca a união de pessoas com um mesmo propósito, onde cooperar é crescer juntos”, explica a responsável.
Segundo o presidente da agência, José Fuscaldo, poder contribuir com o processo de comunicação e marketing da Cotrijal foi uma grande conquista. “Repensar e redesenhar a marca exigiu estudo, pesquisa e um extremo cuidado com a relação afetiva com a antiga. Grandes marcas mundiais têm passado por processos semelhantes. O advento da internet exigiu isso de todas. Elas buscaram simplificar suas formas, ganhar dinamicidade e rapidez no mundo virtual. A Cotrijal viu isso no tempo certo e agiu com rapidez”, afirma o executivo.
Cotrijal
Fundada em 1957 em Não-Me-Toque (RS), a Cotrijal é a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil. Em 2020, faturou R$ 2,4 bilhões – ficando na 401ª posição entre as 500 maiores empresas do Brasil em vendas líquidas e a 64ª na Região Sul, segundo o ranking Melhores & Maiores, da Revista Exame. Desde 2000, a entidade promove a Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras internacionais do agronegócio.