A Corsan está ampliando, em Capão da Canoa, a captação de água que depois vai para tratamento e é distribuída à população. Isso vai melhorar a capacidade de abastecimento, principalmente para a temporada de verão. Está sendo instalada uma nova tubulação de 100 metros de extensão para dentro da Lagoa dos Quadros, de onde será enviada água para a Estação Tratamento de Água Bruta (EAB). A obra, com investimento de R$ 1,9 milhão, deve ser concluída nesta semana.
A instalação é dividida em duas etapas. A primeira é feita em terra, para colocar a tubulação de grande diâmetro e fazer a solda, e a outra é subaquática, realizada por mergulhadores, para fixar a canalização na água. Com a extensão da tubulação em direção ao centro da lagoa, haverá maior movimento da água e menor incidência de algas. Desta forma, a dosagem de produtos químicos para o tratamento poderá ser reduzida.
“Com a extensão e profundidade maior dos dutos, estamos buscando uma melhor qualidade e garantia operacional, especialmente para os períodos de estiagem”, afirma o superintendente da Corsan no Litoral Norte, Luciano Brandão.
Texto: Ascom Corsan Litoral