A Corsan deu início, nesta sexta-feira (22), a extensão de redes de água beneficiando as praias localizadas entre os municípios de Arroio do Sal e Torres, no Litoral Norte. A ordem para começo das obras foi assinada pelo diretor-presidente Flávio Ferreira Presser na presença do prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angts, durante a abertura da 16º Festa do Pescador. O investimento de R$ 2,4 milhões vai permitir a extensão de 35.890 metros de redes entre as praias do Camboim e Jardim Atlântico, em Arroio do Sal, e ao Sul do município de Torres, na Praia Real e Praia Paraíso, onde serão assentados 7.949 metros de redes, num total de 43.839 metros.
O diretor-presidente da Corsan destacou a importância da obra que vai possibilitar o desenvolvimento turístico da região, onde estão em implantação condomínios e outros empreendimentos imobiliários. “Além disso, teremos 100% da população atendida, não apenas as pessoas que moram aqui, mas os veranistas que movimentam a economia da região”, afirmou o dirigente da companhia. Ele ressaltou também que o projeto de esgotamento sanitário de Arroio do Sal está em elaboração e será concluído nos próximos meses. “Com isso, podemos buscar financiamento para execução dessa obra que permitirá um novo momento no desenvolvimento da cidade, bem como garantir a manutenção da qualidade do meio ambiente e das condições de balneabilidade”, ressaltou Presser.
O prefeito agradeceu o investimento do governo do Estado, por meio da Corsan, lembrando a necessidade da água potável para as inúmeros balneários do município. “Como morador da zona norte de Arroio do Sal, sei bem a necessidade das pessoas em ter água tratada”, ressaltou o prefeito.
Em Arroio do Sal, já foram construídos dois reservatórios: um deles, ao norte do município, está finalizado. O outro, na parte sul, encontra-se com a parte concluída, mas por não passar rede elétrica no local, a Corsan está providenciando a instalação de painéis solares que vão fornecer a energia necessária às funções de automação e controle do reservatório. A adutora que leva a água da Estação de Tratamento de Torres para os reservatórios que vão abastecer as praias de Arroio do Sal e Torres estão concluídas. Agora, com a instalação desses 43 mil metros de redes entre os municípios e de painéis solares para a automação das funções, o sistema poderá entrar em operação. O prazo para conclusão das obras nas redes é de 600 dias corridos a partir da assinatura da ordem de início.
Texto: João Paulo Flores/Ascom Corsan