Com previsão de entrar em operação em janeiro de 2025, a Corsan iniciou a ampliação do sistema de esgotamento sanitário no bairro Zona Nova, em Tramandaí. Serão implantados 2 mil metros de redes coletoras de esgoto doméstico, levando mais qualidade de vida à população. A obra começou pela Avenida Caldas Júnior e deverá percorrer as demais vias do bairro nos próximos meses, beneficiando cerca de 2.350 moradores e veranistas.
A equipe iniciou a abertura das valas para a colocação dos canos na segunda-feira, 4. Os trechos que vão receber as redes são: Av. Caldas Júnior (no trecho entre a Av. Beira-Mar e Rua Guarda Marinha Greenwald); Rua Pinheiro Machado (entre a Av. Caldas Júnior e Av. Atlântica); Rua 3 de Outubro (entre a Rua do Marisco e Rua Antunes Carvalho); Rua Antunes Carvalho (entre a Rua 3 de Outubro e Rua Pinheiro Machado); Rua Andrade Neves (entre a Av. Caldas Júnior e Rua Antunes Carvalho); Rua Antunes Carvalho (entre a Rua Andrade Neves e Rua Gen. Osório); Rua 7 de Setembro (entre a Av. Caldas Júnior e Av. São Judas Tadeu); Av. São Judas Tadeu (entre a Rua 7 de Setembro e Rua Guarda Marinha Greenwald); Av. Caldas Júnior (entre a Rua José de Freitas e Rua Fernandes Bastos).
“Além dessas redes, na próxima semana, vamos iniciar também no bairro Zona Nova a construção das duas novas estações de bombeamento de esgoto. Queremos colocar toda essa estrutura em operação em janeiro do próximo ano. Estamos avançando nas obras para o tratamento de esgoto na região, fundamentais para o desenvolvimento sustentável do litoral”, afirma o diretor regional de operações da Corsan Fábio Arruda.
Após a conclusão da implantação, os moradores devem aguardar a autorização da Corsan para realizarem a conexão dos seus imóveis à nova rede coletora de esgoto. Com a obra, o esgoto cloacal será levado até as estações de bombeamento que serão construídas no bairro e, posteriormente, bombeado até a estação de tratamento.
O sistema de esgotamento sanitário é uma das prioridades do plano de investimentos desenhado para o Litoral Norte do Estado pelo novo controlador da Corsan, o Grupo Aegea. A previsão é que mais de R$ 550 milhões sejam investidos em programas de modernização de sistemas e equipamentos no tratamento de esgoto, combate à falta d’água e redução de perdas, com previsão de R$ 84 milhões já para este ano de 2024, melhorando a qualidade de vida de moradores e veranistas.
Fonte: divulgação/Corsan