O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) deu início, na última segunda-feira (27/3), ao 1º Curso de Mergulhador Autônomo de Busca e Resgate (CMAUT) totalmente gerenciado pela Corporação. Após oito anos sem novos especialistas na área, a execução do curso marca um grande passo para a Corporação.
O CMAUT tem o objetivo de capacitar bombeiros militares no serviço de busca e resgate subaquático e contribui para a recomposição das guarnições de mergulhadores autônomos existentes no CBMRS. Trata-se de um curso fundamental para a execução do serviço de busca e resgate de pessoas ou a localização de objetos necessários ao interesse público.
Segundo o Comandante-Geral do CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, “é importante não só por ser o primeiro CMAUT do CBMRS como instituição independente, mas também por ser o início de um portfólio de cursos do Corpo de Bombeiros Militar”. O CMAUT é o primeiro dos mais de 60 cursos já programados para 2023.
Com carga horária de 360 horas/aula e duração prevista de 45 dias, o curso conta com disciplinas de física do mergulho, técnicas de busca subaquática, operações de mergulho, busca e resgate emergencial e adaptação fisiológica à atividade de mergulho, por exemplo. Para isso, os 31 alunos entrarão em um regime de dedicação exclusiva. “A atividade demanda esforço, dar o sangue. Esse espírito é o que move o CBMRS”, finalizou o Coronel Estêvam.
Texto: Suélen Castenobles
Edição: Leonardo Andrades e Ascom/SSP