Concurso “Arte com Energia” premia estudantes da rede pública de ensino em Tramandaí

Promovido pelo Instituto EDP, este ano os alunos do 1º ao 9º ano foram desafiados a criarem obras relacionadas ao tema “Energia para preservar nossa biodiversidade”

 Segundo a Conservação Internacional, organização brasileira sem fins lucrativos, que trabalha a proteção da natureza para o bem-estar humano, o bioma brasileiro concentra de 10% a 15% de toda a biodiversidade do mundo. Infelizmente, parte desse bioma tem sofrido nas últimas semanas com as queimadas no Pantanal. Pensando na conscientização da fauna e da flora do país às próximas gerações, o Instituto EDP, instituição que gere os investimentos socioambientais do Grupo EDP realizou o concurso “Arte com Energia”, parte de uma série de ações promovidas ao longo do ano pelo programa “EDP nas Escolas”.

Ao longo do segundo semestre de 2020, alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental de 38 escolas dos estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Amapá, São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Norte e Ceará produziram uma expressão artística por meio de um desenho, pintura ou colagem com o objetivo de servir como instrumento para estimular a reflexão sobre a importância da preservação e relevância da rica biodiversidade do Brasil.

De todos os projetos inscritos, foram selecionados 30 alunos e seus respectivos professores. No Rio Grande do Sul, entre outubro e novembro, os quatro alunos e seus educadores receberão como prêmio um tablet cada um. Os professores serão agraciados ainda com um curso on line de ‘Tecnologias Educacionais’.

A comissão julgadora foi composta por psicólogos, técnicos ambientais, professores de ensino fundamental, profissionais das artes plásticas e da área de fotografia, além de representantes das empresas patrocinadoras.

“Temos a certeza de que é possível transformar hábitos e comportamentos do indivíduo em direção a um desenvolvimento sustentável. Por isso, buscamos sempre promover ações que engajem a comunidade escolar – estudantes, famílias e professores, para a construção de uma sociedade mais responsável e cidadã. Propor atividades práticas sobre a nossa biodiversidade faz com que esses alunos tenham uma relação mais saudável e consciente com a natureza”, comenta Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.

O EDP nas Escolas está alinhado à BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Em 2019, segundo avaliação dos diretores escolares, o Programa contribuiu fortemente com o Desempenho Educacional, incentivou a leitura e a escrita e conscientizou a comunidade escolar para o respeito aos valores humanos.

 Confira abaixo a lista dos alunos e professores premiados

Alunos e professores

 2º ano do Ensino Fundamental

 Cidade/Estado: Tramandaí/RS

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Jorge Enéas Sperb

Aluno: Iohana Silva de Farias Lucrécio

Obra: Cuide! Não destrua nosso Planeta!

Professor: Carmem Triches

 

6º ano do Ensino Fundamental

Cidade/Estado: Tramandaí/RS

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Jorge Enéas Sperb

Aluno: Gustavo H. Souza Araújo

Obra: Vida verde da cidade

Professor: Ivoniz Oliveira de Souza

 

7º ano do Ensino Fundamental

 Cidade/Estado: Tramandaí/RS

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Dores

Aluno: Luiz Eduardo Silva da Silveira

Obra: O Brasil precisa preservar

Professor: Ivan Gayer

 

8º ano do Ensino Fundamental

 Cidade/Estado: Tramandaí/RS

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Dores

Aluno: Amanda Andrade Ferreira

Obra: O verde precisa viver

Professor: Ivan Gayer

Desde que foi fundado em 2009, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2019, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 82 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.

Parabéns aos Alunos e Professores!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com