Com foco em ações que contemplem os pilares estratégicos da companhia e a reconstrução do RS após as enchentes, mais de meio milhão de reais serão destinados para apoiar 18 projetos sociais, sendo este o maior número de iniciativas beneficiadas em uma única edição
A 4º edição do Fundo Valor Local, programa de fomento social da CMPC, já tem a definição dos projetos a serem apoiados. Serão 18 iniciativas gaúchas que receberão, ao todo, um investimento recorde na história da ação. Serão mais de meio milhão de reais destinados e que beneficiarão diretamente cerca de 7,5 mil pessoas de 20 cidades gaúchas.
O projeto Patrimônio Ambiental Litoral Norte, de Tramandaí, Palmares do Sul, Osório, Mostardas, Cidreira, Caraá, Capivari do Sul e Balneário Pinhal, foi selecionado. A iniciativa consiste na produção de livro que destaca os cinco principais patrimônios ambientais do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, promovendo a conscientização ambiental, valorização cultural e incentivo ao turismo responsável, contribuindo para a preservação e proteção dos ecossistemas locais.
Para a escolha dos projetos a serem apoiados nesta edição, a comissão julgadora analisou ações que contemplassem um ou mais dos sete pilares estratégicos da CMPC, que são: Cultura e Integração; Educação e Capacitações; Florestas e Serviços Ambientais; Cidades Sustentáveis e Qualidade de Vida; Acesso à Água e ao Saneamento; Empreendedorismo e Geração de Renda; e Cadeia de Fornecimento Local. Além disso, foram consideradas iniciativas ligadas a uma região ou comunidade que sofreu impactos significativos pelas enchentes.
“O Fundo Valor Local é um programa que desenvolvemos com o intuito de fortalecer nosso propósito de gerar valor compartilhado. É uma satisfação apoiar iniciativas que impactam de forma muito positiva diferentes regiões do RS, especialmente neste ano em que fizemos questão de também priorizar projetos que auxiliam na reconstrução do nosso Estado”, afirma Antonio Lacerda, diretor-geral de Celulose da CMPC no Brasil.
Entre as demais iniciativas selecionadas, estão ações como o Patrimônio Ambiental Litoral Norte, que consiste na produção de livro que destaca os cinco principais patrimônios ambientais do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, e tem por objetivo promover a conscientização ambiental, a valorização cultural e o incentivo ao turismo responsável. Ao todo, mais de mil pessoas serão beneficiadas nos municípios de Tramandaí, Palmares do Sul, Osório, Mostardas, Cidreira, Caraá, Capivari do Sul e Balneário Pinhal.
O SUS Animal: Saúde e Bem-estar dos Pets visa ampliar o atendimento do SUS Animal no centro clínico que já oferece consultas, vacinas, atendimento preventivo e ambulatorial com excelência aos animais de estimação com tutores de baixa renda, incluindo pessoas vulneráveis e atingidas pelas enchentes. A expectativa é que cerca de 2.500 pessoas serão beneficiadas em Barra do Ribeiro. Já o projeto Semeando a Paz: Formação e Conexões têm como premissa auxiliar na formação de professores da rede pública municipal de ensino, especialmente após profissionais da educação serem fortemente impactados pelas enchentes. Com esta iniciativa, 1.400 pessoas serão impactadas em Guaíba.
Confira a lista completa dos projetos contemplados pelo Fundo Valor Local no site da CMPC, em: https://cmpcbrasil.com.br/com-investimento-recorde-cmpc-divulga-projetos-selecionados-para-a-4a-edicao-do-fundo-valor-local/
Sobre a CMPC
A CMPC é uma empresa centenária do setor florestal que atua em três segmentos de negócio: celulose, produtos de higiene pessoal (tissue) e embalagens. A companhia é uma representante da bioeconomia e possui suas operações alicerçadas na sustentabilidade e na economia circular. Presente no Brasil desde 2009, a CMPC possui operações em sete estados. O grupo CMPC conta com mais de 24 mil colaboradores, 48 unidades produtivas distribuídas em nove países da América Latina e cerca de 24 mil clientes atendidos ao redor do mundo. Em 2023, a companhia assumiu a liderança mundial no Índice Dow Jones de Sustentabilidade e conquistou a 1ª posição do ranking de sustentabilidade corporativa da S&P Global. O CEO do Grupo CMPC, Francisco Ruiz-Tagle, foi eleito pela Council of the Americas o CEO do Ano (2023) em Sustentabilidade. Em 2024, Ruiz-Tagle recebeu o título de CEO do Ano pela Fastmarkets Forest Products PPI Awards, que também elegeu a CMPC como líder mundial em Sustentabilidade. Outras informações estão no site.