Montado desde 15 de maio em Gravataí, o centro de distribuição para medicamentos e insumos hospitalares doados ao Rio Grande do Sul já recebeu mais de 54 milhões de unidades de remédios. A contagem é feita com base no número de comprimidos, cápsulas e frascos. O local está sendo gerenciado pela Secretaria da Saúde (SES) num espaço cedido dentro da estrutura que pertence à Rede de Farmácias São João.
À margem da RS-290 (Freeway), o espaço vai atender à demanda de hospitais, unidades de pronto atendimento e secretarias municipais de Saúde. Já foram atendidos, neste período, pedidos de 45 municípios do Estado e 30 hospitais.
Uma equipe de servidores da SES, deslocado de diversos departamentos, está presente no local seis dias por semana para o trabalho de catalogação e organização. Já foram recebidos mais de 150 tipos de apresentações farmacêuticas. Todos os lotes são separados a partir das solicitações dos hospitais e dos municípios.
Nesta sexta-feira (24/5), a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, esteve no local acompanhando os trabalhos. “São milhares de itens que estão chegando de doações vindas do Brasil inteiro”, ressaltou. “Viemos agradecer aos profissionais da SES que estão aqui em uma missão valiosa, realizando uma tarefa que não era de seu cotidiano. Agradecemos também a quem está doando itens para suprir as necessidades da população.”
Texto: Ascom SES
Edição: Felipe Borges/Secom