Nesta quinta-feira (9), a CCR ViaSul anunciou as ações que irá implementar nas rodovias sob sua concessão, durante o período do Verão. Após reunião com representantes dos demais órgãos de trânsito e fiscalização, a campanha ‘Retomada Verão Seguro’ será realizada através da integração entre Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transportes terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Corpo Militar de Bombeiros, Brigada Militar, Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER/RS), Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e terá como foco a promoção da segurança dos usuários que trafegam pelas rodovias sob concessão da CCR ViaSul.
Entre as principais ações a serem realizadas no período que segue até o Carnaval de 2022, a Concessionária destaca sua campanha educativa “Quem é grande torce certo. Torce pela vida”, onde, por meio de banneres dispostos ao longo da Freeway, reforça aos motoristas sobre a importância de adotar práticas seguras no trânsito, como o uso do cinto de segurança, não utilizar celular ao dirigir, respeitar os limites de velocidade e não dirigir após ingerir bebida alcoólica. Para a ação, a Concessionária se baseou no clássico Grenal, reforçando que, independente do clube de cada um, quando se trata de segurança no trânsito, todos ‘torcem para o mesmo time’.
Outro ponto que também foi apresentado no lançamento da campanha é o retorno da divulgação da previsão de tráfego. Desde o início da pandemia, a CCR ViaSul passou a informar somente o percentual do fluxo de veículos em suas rodovias durante períodos de feriado. Agora, com o avanço da vacinação em todo país e no mundo, a empresa voltará a divulgar tanto o quantitativo de veículos quanto os horários de pico do tráfego.
“É extremamente importante que exista uma coesão entre todos os órgãos que compõem o trânsito, de modo a transmitir uma mensagem de segurança a todos os motoristas para que tenhamos, de fato, a manutenção de um comportamento seguro dos usuários no ambiente viário”, afirma o diretor-Presidente da CCR ViaSul, Fausto Camilotti.
Novidades também no pedágio
Outra novidade que também foi anunciada pela Concessionária é que, a partir de agora, todas as suas sete praças de pedágio (BR-386, Freeway e BR-101) passarão a aceitar o pagamento da tarifa por meio de cartão de crédito ou débito, preferencialmente por aproximação. No momento, são aceitas as principais bandeiras existentes no mercado.
A ação é uma medida de facilitar a viagem dos usuários, uma vez que a o dinheiro físico está cada vez menos presente no dia-a-dia.
Ainda, através da parceria com o Corpo de Bombeiros, os colaboradores das cabines distribuirão pulseirinhas de segurança para as famílias que estejam com crianças, como forma de diminuir o número de casos de crianças perdidas. No material, será possível escrever o nome da criança e do responsável, além da guarita de referência no caso da criança se perder.
Passagem automática faz a viagem ainda melhor
Mesmo com a facilidade do pagamento via cartão, a CCR ViaSul destaca sobre a modalidade de pagamento automático, ou seja, via tag. A tag é um equipamento eletrônico que permite fazer o pagamento da tarifa do pedágio de forma automática, ou seja, sem a necessidade de parar ao passar pela cabine.
Atualmente, a Concessionária possui convênio com cinco empresas de cobrança automática, que possuem os mais diversos planos, que vão desde a modalidade pré-pago até a isenção da mensalidade. Para saber qual o mais conveniente, acesse https://www.ccrviasul.com.br/servicos/cobranca-automatica e confira.
Dentista exclusivo para caminhoneiros
Talvez uma das maiores novidades anunciadas durante o lançamento da campanha ‘Retomada Verão Seguro’ seja a inauguração do consultório odontológico exclusivamente para caminhoneiros. Por meio da parceria entre o Instituto CCR e a Odontoprev, a CCR ViaSul implantou um consultório na base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) de Gravataí, na altura do km 77 da pista sentido Oeste (capital).
No espaço, destinado aos caminhoneiros, o atendimento é feito gratuitamente, realizando procedimentos que vão desde uma simples limpeza, restaurações, serviços de urgência até pequenas cirurgias, tudo visando o bem-estar, saúde e conforto do caminhoneiro.
Reforço no atendimento 24 horas, todos os dias e em várias plataformas
Os usuários dos trechos concedidos das BRs 101, 290 (Freeway), 386 e 448 têm à disposição, 24 horas por dia, atendimento de emergência médico e mecânico, inspeção permanente de tráfego, solicitação de informações, entre outros, acionados por meio do Disque CCR Viasul 0800 000 0290 ou pelo WhatsApp (51) 3303-3858.
Além do atendimento ao longo dos 473 quilômetros, a concessionária disponibiliza 14 Bases de Serviços Operacionais, onde ficam dispostos os veículos indispensáveis ao atendimento das ocorrências. Sete desses pontos contam com Serviços Atendimento ao Usuário (SAU), oferecendo estruturas com banheiros, fraldários, água e café, totens para informações, entre outros. Importante destacar que, de forma a atender o aumento da demanda, a Concessionária irá ampliar a estrutura de sanitários durante o período.
As equipes do SAU são compostas por mais de 200 colaboradores, dos quais aproximadamente 100 são de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), entre socorristas, enfermeiros e médicos. A frota do serviço é composta por 67 veículos de atendimento, entre guinchos leves e pesados, caminhões-pipa, caminhões de apreensão de animais, ambulâncias de resgate e de UTI móvel.
Ainda, por meio do site www.ccrviasul.com.br, e possível acompanhar todas as informações da situação das quatro rodovias sob concessão (BR-101, Freeway, 386 e 448), além do fluxo de tráfego em tempo real pelo link https://www.ccrviasul.com.br/fluxo-de-trafego.
Toda essa operação ganha ainda mais agilidade por meio do acompanhamento integral feito pelas equipes do Centro de Controle Operacional (CCO), através das 48 câmeras de CFTV que fazem o monitoramento das rodovias BR-101 e Freeway.
E durante todo o período da ‘Retomada Verão Seguro’, o efetivo das equipes será reforçado em 30%, visando agilizar ainda mais os atendimentos, tanto nas praças quanto no SAU.