O CBMRS realizou, na manhã desta sexta-feira (16/12), a Solenidade de Entrega do Espadim Dom Pedro II aos cadetes do Curso Superior de Bombeiro Militar 2022/2024. A cerimônia, no Complexo do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, em Porto Alegre, marcou o encerramento do primeiro ciclo da formação dos futuros oficiais da Corporação. Esta é a segunda turma do Curso Superior da história do CBMRS.
O espadim Dom Pedro II é o símbolo do cadete bombeiro militar, e traz em sua lâmina a inscrição em latim alienam vitam et bona salvare, que significa “vidas alheias e riquezas salvar”, lema dos bombeiros militares. Seu nome se deve ao fato de ser o imperador Dom Pedro II o criador, no ano de 1856, do primeiro serviço de bombeiros do Brasil, denominado Corpo Provisório de Bombeiros da Corte. Nascia, ali, o embrião das corporações no país. Assim, o Imperador torna-se, mais tarde, o patrono dos corpos de bombeiros no Brasil.
Durante o período do Curso, iniciado em 1º de agosto deste ano, o espadim permanecerá sob a guarda intransferível do Aluno-Oficial, representando, entre outras, a honra e a dignidade, qualidades norteadoras de sua trajetória durante o Curso. A solenidade marca, ainda, a troca das platinas e insígnias dos cadetes, indicando o encerramento do ciclo básico e a ascensão dentro do Curso, o que denota maiores atribuições e responsabilidades aos Alunos-Oficiais.