CBMRS realiza etapas de seleção e inicia treinamentos de guarda-vidas que atuarão no veraneio

Para atender a população de forma eficiente durante a Operação RS Verão Total 2021/2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) seleciona e promove a qualificação técnica do seu efetivo, dos militares oriundos da Brigada Militar e dos guarda-vidas civis temporários (GVCT). Os veranistas gaúchos contarão com 331 postos de salvamento distribuídos no litoral norte, no litoral sul e águas internas.

Para concorrer à vaga GVCT na Operação Verão 2021/2022, 1.296 pessoas se inscreveram no processo seletivo do CBMRS, que se encerrou em 2/11. Dos inscritos, 924 concorrem as etapas de seleção da capacitação e 372 para a de recertificação.

O processo de capacitação é voltado aos candidatos que ainda não participaram das operações. A recertificação é voltada a candidatos que já atuaram como GVCT em anos anteriores. Os candidatos a GVCT ainda passarão pelas três fases do concurso – exame de saúde e mental, exame de aptidão física e capacitação técnica.

A instituição oferece capacitação técnica aos GVCT de 200 horas/aula, sendo 120 horas/aulas e 80 horas de estágio supervisionado. A recertificação técnica é composta por 50 horas/aula. Tanto os candidatos na certificação, quanto os da recertificação serão submetidos à prova de suficiências física e técnica, bem como à prova de conhecimentos teóricos específicos.

Os exames de saúde e mental ocorrerão nos dias 10 e 11 de novembro, o exame de aptidão física nos dias 22 e 30 de novembro e os exames de capacitação técnica nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Após a realização das três etapas do concurso, os candidatos à recertificação realizarão os testes práticos de aptidão entre 22 e 26 de novembro, e os candidatos à capacitação a partir de 19 de novembro até 19 de dezembro.

Os inscritos concorrem a vagas para o litoral norte, sul e águas internas. As 400 vagas de recertificação serão distribuídas em 25 para águas internas, 310 no litoral norte e 65 no litoral sul. A divisão das vagas de capacitação são de 25 para águas internas, 150 para o litoral norte e 25 para o litoral sul.

O CBMRS também já realiza a recertificação dos guarda-vidas militares, com 321 bombeiros e 166 policiais militares aptos e 33 bombeiros militares em curso de capacitação. O planejamento é de que os guarda-vidas atuem em cerca de 331 postos de salvamento, sendo 228 no litoral norte, 30 no litoral sul e 73 nas águas internas do Estado.

Texto: Kelly Motter/Ascom SSP
Edição: Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com