A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, confirmou 14 novos casos da variante delta do coronavírus no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (19/8), ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
A confirmação é realizada por meio de sequenciamento genético completo, que define, de forma 100% precisa, as variantes das amostras. Com isto, são 66 casos confirmados da cepa de origem indiana no Estado, e 95 prováveis delta aguardando confirmação, totalizando 161 amostras.
Também aparecem agora na lista de municípios com casos confirmados Capão da Canoa (primeira cidade do Litoral), Carlos Barbosa, Guaíba, Novo Viamão.
De qualquer forma, o especialista em saúde do Cevs, Richard Steiner Salvato, reitera que a delta está em circulação no Estado de forma autóctone (transmissão comunitária, sem que possa definir a origem da infecção) há quase um mês: o Cevs declarou este tipo de transmissão da variante em 24 de julho, “então ela já pode estar em qualquer município. As medidas de proteção como uso de máscaras, álcool gel, evitar aglomerações e diminuir as exposições continuam vigentes”.
Fonte: Litoral Mania