O presidente Jair Bolsonaro programa uma viagem à região Nordeste e deve aproveitar a ocasião para anunciar o pagamento do 13º salário do Bolsa Família, publicou hoje o jornal O Estado de S.Paulo.
O dinheiro para bancar a medida já está reservado no Orçamento. A incursão do presidente à única região em que não saiu vitorioso nas eleições é parte, ainda, da tentativa de reaproximação com o Congresso e de alavancar a popularidade após o recuo no início da gestão.
Promessa de campanha de Bolsonaro, o 13º do Bolsa Família deve ser mencionado no balanço dos primeiros 100 dias de governo. O dinheiro necessário para bancar a iniciativa ficou reservado apesar do corte bilionário, em outras despesas, para assegurar o cumprimento da meta fiscal para o ano. Cerca de R$ 2,6 bilhões vão ser destinados à medida, elevando os recursos do programa social para R$ 32,1 bilhões em 2019.
A bancada do Nordeste também é uma das mais resistentes a pontos polêmicos da reforma da Previdência, como o endurecimento das regras de aposentadoria rural e do benefício assistencial para idosos abaixo da linha da pobrez. A região concentra 27% dos beneficiários da Previdência Social e quase metade dos aposentados rurais no País.
A data da viagem e o itinerário de Bolsonaro pelo Nordeste ainda não foram definidos pelo Planalto. Uma possibilidade em estudo é a de que o presidente e a comitiva desembarquem na região em fim de abril ou no início de maio.
Rádio Guaíba08